foto: Danilo Ferreira/FCCR.
Neste sábado (15), às 10h, ocorre a reabertura da casa de cultura Julio Neme, no distrito de São Francisco Xavier. O espaço, que havia sido destruído após a ação de criminosos em julho de 2017, foi reconstruído – a priori – com as mesmas características do prédio anterior, porém, com sua estrutura ampliada.
Na ocasião da ocorrência, homens armados explodiram a agência bancária do Santander, vizinha ao prédio da casa de cultura. Este, acabou sendo atingido pela explosão e teve a sua estrutura condenada pela Defesa Civil. Assim, o espaço teve de ser demolido.
“Depois de longa negociação com o banco, conseguimos viabilizar junto a sua seguradora a reconstrução do prédio. Este nos foi entregue no mês passado para que fizéssemos os últimos arremates, como a divisão interna em drywall (placa de gesso), conforme as nossas necessidades, e a colocação do mobiliário. “Agora, pronto, o espaço será entregue de volta à comunidade”, afirmou Aldo Zonzini, presidente da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), instituição que responde pelo espaço.
Segundo dados da fundação, a Julio Neme atende cerca de 250 pessoas em oficinas fixas e outras 500 em atividades extras, como eventos esporádicos realizados no local.
Nessa nova configuração, o banco deixou de fazer parte da estrutura do prédio. Por consequência, a casa teve seu espaço ampliado em 30%.
“A construção ficou bonita e muito bem feita”, elogiou Zonzini. “As atividades culturais, que estavam sendo realizadas temporariamente em outros locais do distrito, retornam para o seu espaço de origem, mas agora em um local mais adequado e estruturado”, informou.
Boas-vindas.
A programação de abertura, na praça Cônego Manzi (em frente a casa de cultura), começa com a apresentação da Banda de Santana, às 10h.
Na sequência, às 10h30, enquanto o grupo Caixa de Histórias apresenta a peça infantil “A casa de dentro da gente”; ocorre também uma exposição fotográfica de Danilo Ferrara, aberta a visitação.
Às 11h30, uma roda de viola com café comunitário ganha agenda, com Oliveira Neto e amigos. Entre às 14h e às 16h, ocorrerá uma oficina de Histórias em Quadrinhos. Mas, quem continuar na praça, às 14h30, poderá se divertir com a apresentação musical do grupo Dedinho de Prosa.
Fechando a programação, apresentação musical com a Orquestra Possível.
A entrada para todas as atividades será gratuita.
fonte: OVALE.
