Das fotos que cobriam a parede de meu estúdio, uma em especial, já amarelada pelo tempo, vovó no jardim. Sua companhia me conforta, estranha maneira de manter os ausentes no presente. Um dia foi ela, num outro foi mamãe, hoje sou eu a dona da casa, a mantenedora afetiva, a que cuida para que tudo esteja bem.
Através da janela, vejo a Bá sair, abrindo o portão da casa. Lá vai ela, a aia de minha mãe. É assim todo dia. Uma vez, duas, três. Ela sai para buscar o pão, a carne, o leite. Cabelos brancos e escassos, presos em coque baixo. Vestido amarelo com pequenas florinhas brancas. Meias de um rosa clarinho, sapatos fechados bem presos aos pés. O agasalho turquesa arremata o delicado arco-íris andante.
Pé aqui, pé ali. Devagar, ela vai até a farmácia. Um dois, um dois, um pé puxando o outro. Figura singular minha ama-seca. Meus olhos procuram a foto da avó, serenidade na expressão. Passo as mãos por meus cabelos, quanto faltará para grisalharem? Sinto a pele de meu rosto, agora cheia de cicatrizes. Escorre o tempo e o pensamento cria boas formas de abstraimentos.
Quero ver meus netos crescerem, fazer biscoitos, tecer meias de lã e contar histórias, muitas histórias. A Bá chega e se acomoda na poltrona ao meu lado, precisa tomar fôlego. É assim mesmo, a gente nasce, cresce e depois fica cansada. Faltará quanto para eu me sentir cansada?
No andar de cima, motor de máquina de costura. As mãos ágeis de minha mãe, em roupas de estações passadas. Ponto aqui e ali, uma peça nova a caminho. Agitada, mamãe desce, toma um cafezinho bem doce e descansa fazendo o jardim, lavando o quintal, tratando dos passarinhos. Não precisa de energético, mulher como as que se faziam antigamente, machado em punho, a lenha, do terreiro para o fogão. Quanto ânimo, sangue direto da avozinha portuguesa que ordenhava vacas, moqueava as carnes e cuidava dos nove filhos sem enceradeira, sem micro-ondas, sem liquidificador. Os tempos mudam mais depressa do que os genes.
Os saltos dos sapatos de minha filha, na escada, me informam que ela está de saída. Não volte tarde, eu sei mãe, mesmo assim é bom dizer. Lá vai ela. Daqui eu vejo. O portão, o carro, e foi. Agilidade e frescor, aprendendo aos poucos.
A casa em seus sons e movimentos é um organismo vivo, corpo humano feito de humores, grande matriz acolhedora. A Bá, ao alcance de minha vista, fazendo as cruzadinhas de costas para o sol do começo do inverno. A cachorra esparramada na réstia brilhante de luz, a gata soberana aninhada no cesto. Diferentes seres femininos, diferentes gerações, numa convivência harmônica, quase pacífica, quando os úteros não se chocam ululando pelos tetos. Dia futuro e alguém lembrará, a bisneta talvez, esse tempo redondo que vai, que segue e nunca volta.
(Créditos: Arquivo pessoal)
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Gabriel Affonso, goleiro do São José, e Karinna Santos abraçados após pedido de casamento (Créditos: Paulistão)
O novo goleiro do São …
3 dias atrásShopping Oriente em SJC receberá outlet com roupas para bebês e crianças, de preços que variam de R$ 6,90 …
3 dias atrásMédico de Caçapava pediu demissão após ser flagrado em clínica particular enquanto deveria estar atendendo pelo SUS (Crédito: Reprodução/ TV …
3 dias atrásCaminhão capotou na Rodovia dos Tropeiros, em Areias(Crédito: Divulgação/ CB)
Dois homens morreram após o capotamento de um caminhão carregado com …
4 dias atrásA cada 3 meses, as forças de segurança se encontram para analisar índices e planejar ações – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A …
4 dias atrásConferência Municipal dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+ em SJC (Crédito: Arquivo pessoal)
Uma petição pública pede pela cassação do …
4 dias atrásColeta de lixo continuará atendendo normalmente durante o feriado (Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) divulgou o esquema …
4 dias atrásA tendência é de que todo o feriado de Páscoa tenha chance de chuva (Créditos: Rodrigo Almeida/ spriomais)
O Inmet (Instituto …
4 dias atrásCrescimento foi puxado pelas atividades da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Créditos: Paulo Amaral/FCCR)
As ações culturais desenvolvidas em São José dos …
5 dias atrásSão José e Taubaté se enfrentarão na Copa Paulista 2025 (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os …
5 dias atrás