Se quiser assistir a um filme bom, que tem um roteiro bom, com elenco ótimo e faz a gente pensar depois que acaba, veja Ficção Americana.
O roteiro é adaptado do livro Erasure (inédito no Brasil) de Percival Everett. O personagem principal (Jeffrey Wright) por se chamar Thelonius Ellison, recebe o apelido de “Monk”. Um escritor que está em crise, porque suas publicações anteriores são consideradas difíceis, intelectualizadas. O seu agente literário acha que ele não fala de pretos “de verdade”.
(Foto: IMDb)
Ele conhece Sintara Golden (Issa Rae), uma jovem que faz sucesso com um livro banal. Monk decide usar um pseudônimo e escreve um livro cheio de clichês sobre a vida de um homem preto americano, para fazer uma provocação aos editores. E não só é publicado, como vira bestseller e é comprado por Hollywood.
Existem as tramas paralelas, relações familiares complicadas, encontros e desencontros amorosos, muita ironia e bons diálogos.
O que me prende ao filme é a resistência de Monk em aceitar que o sucesso comercial é superficial e cheio de “tudo isso já foi contado”. Podemos levar o pensamento dele para qualquer tema.
Se você tem mais de 40 anos, provavelmente, dá um Google quando quer pesquisar alguma coisa. A moçada faz a busca no TikTok. Eles veem vídeos!
Leia mais de Ofício das Palavras: Quem diria que a IA já está em crise?
Tem muita gente escrevendo. Muito mais do que tem leitores. Mas cada autor tem seu público leitor, nem que seja só a família. Qualquer um pode gravar uma música no quarto e alguns ganham dois Oscars com menos de 23 anos, como a Billie Eilish.
Na década de 1990, não existiam os smartfones, os computadores eram escassos, assim como eram escassos os milionários. Hoje, qualquer um que tenha a sorte de cair no gosto do público, pode ser um influencer e ganhar milhões.
O Instagram tornou conhecidos alguns poetas (já leu Rupi Kaur?) chamados Instapoets.
Eu gosto mais de escritores que trabalham a linguagem (Clarice Lispector) do que os que contam uma ótima história (Jane Austen). É um gosto pessoal. Também acho que as boas histórias rendem mais vendas do que os que buscam as palavras exatas.
Se você viu o filme, diga o que achou! O espaço para os comentários está lá embaixo dos comerciais.
Não deixe de nos seguir:
@oficio_das_palavras
@mayparreiraeferreira
@tati.iaconelli
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
21 horas atrásSão José precisa vencer o Vasco fora de casa para continuar vivo no NBB (Créditos: Léo Lenzi/Agência NTZ)
O São José Basketball foi …
22 horas atrásPasseio Ciclístico em Jacareí (Créditos: Divulgação/PMJ)
Para encerrar as comemorações do aniversário de 373 anos de Jacareí, a Prefeitura promove no …
2 dias atrásObra na zona oeste de São José, prevista para 2019, foi entregue em 2020 (Créditos: Charles de Moura/PMSJC)
A Justiça condenou …
2 dias atrásMarcelo Marelli é o novo técnico do São José (Créditos: Reprodução/Instagram)
O São José Esporte Clube acertou a contratação do técnico Marcelo Marelli, de …
3 dias atrás(Créditos: Divulgação)
A frota do transporte público de Caçapava agora conta com 100% dos veículos equipados com Wi-Fi, garantindo mais conectividade …
3 dias atrásRafael Tomé garantiu seu primeiro pódio no ano durante o STU em Criciúma (Créditos: skatetotalurbe)
Rafael Tomé, joseense de 18 anos, …
3 dias atrásÔnibus ficou com a parte frontal destruída após bater em caminhão na Dutra em Silveiras (Crédito: Reprodução/ Diário do Transporte)
Um …
3 dias atrásSão José e Vasco da Gama disputam uma vaga entre as oito melhores equipes do NBB (Créditos: Mauricio Almeida/R10 Score …
3 dias atrásBombeiros foram acionados e resgataram bicho-preguiça em risco na Martim de Sá em Caraguatatuba (Crédito: Divulgação/ CB)
Um bicho-preguiça em situação …
4 dias atrás