Um artigo, de janeiro último, do The Economist, traz a pergunta Por Que Você Nunca Deve Se Aposentar, com um dado interessante: um em cada três americanos afirma que não vai se aposentar. Dão alguns exemplos de senhores que continuam firmes nos negócios, como Giorgio Armani (89) e Warren Buffet (93). Posso citar também Jane Fonda e Ana Maria Braga
Eles são campeões em tudo; mas para nós, o restante dos mortais, as coisas não acontecem dessa maneira. Existe o rami-rami do trabalho diário, as contribuições previdenciárias (para os que assinam o ponto), as filas.
May Parreira lendo ao sol, cuidada pela gata Nikita (Foto: Arquivo pessoal)
O termo em português “aposentar”, ao pé da letra, significa ficar no aposento. É meio que um deboche, o velhinho de pijama listrado e chinelos gastos, ou a velhinha na cadeira de balanço fazendo tricô. E não é assim que os que têm mais de sessenta se sentem (perdão por tantos esses).
Há 50 anos, a expectativa de vida do brasileiro era 57 anos. Hoje, infelizmente, esse número permanece o mesmo para aqueles muito pobres. A média da população está vivendo mais, 75 anos, com mais qualidade de vida. Mas a maioria tem muito medo de mudança (de trabalho, de casamento, de restaurante). Porque mudar significa fazer escolhas. E nós sabemos que toda escolha é dolorosa.
Leia mais de Ofício das Palavras: Quem diria que a IA já está em crise?
Parar de trabalhar, às vezes, significa uma grande mudança. O que fazer durante oito horas do dia? Os humanos só conseguem fazer duas coisas por oito horas seguidas: dormir e trabalhar. Já pensou o que você faz durante as oito horas que completam o seu dia, fora trabalho e sono?
Existe o pensamento, que ganha força a cada ano, de que quem está vivo precisa produzir (no mundo do trabalho). Parar de trabalhar pode render 16 horas para ser produtivo! É uma infinidade de tempo. Muita gente entra em parafuso, porque a gente não se prepara para ser produtivo sem trabalhar.
E a pergunta que sobra é: o que é ser produtivo?
Como ter produtividade sem ser relacionado ao trabalho? Como fazer um projeto sem ter meta de carreira? Se você não pensou nisso, é hora de começar. Precisamos pensar no que fazer no futuro, quando estivermos cansados e quisermos parar de trabalhar. Fazer duas carteiras de previdência – uma financeira, outra de fazeres produtivos.
Ter liberdade é difícil. Ser rico e ter saúde é muito difícil. Mas vale cada suspiro!
Pense em acumular bons hábitos desde hoje. Alimentação saudável, exercícios, boas companhias, pequenos projetos anuais, viagens, visitas a parques, museus, concertos.
E, por último, mas não menos importante, que tal participar de um clube do livro? A leitura abre mundos! No #clubedolivrodaofício de fevereiro vamos ler A Cor Púrpura, de Alice Walker. A participação é gratuita,on-line entre em contato @oficio_das_palavras.
PS: Nem deu pra falar do carnaval. Cuidem-se e curtam muito!
Veja também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Gabriel Affonso, goleiro do São José, e Karinna Santos abraçados após pedido de casamento (Créditos: Paulistão)
O novo goleiro do São …
3 dias atrásShopping Oriente em SJC receberá outlet com roupas para bebês e crianças, de preços que variam de R$ 6,90 …
3 dias atrásMédico de Caçapava pediu demissão após ser flagrado em clínica particular enquanto deveria estar atendendo pelo SUS (Crédito: Reprodução/ TV …
3 dias atrásCaminhão capotou na Rodovia dos Tropeiros, em Areias(Crédito: Divulgação/ CB)
Dois homens morreram após o capotamento de um caminhão carregado com …
4 dias atrásA cada 3 meses, as forças de segurança se encontram para analisar índices e planejar ações – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A …
4 dias atrásConferência Municipal dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+ em SJC (Crédito: Arquivo pessoal)
Uma petição pública pede pela cassação do …
4 dias atrásColeta de lixo continuará atendendo normalmente durante o feriado (Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) divulgou o esquema …
4 dias atrásA tendência é de que todo o feriado de Páscoa tenha chance de chuva (Créditos: Rodrigo Almeida/ spriomais)
O Inmet (Instituto …
4 dias atrásCrescimento foi puxado pelas atividades da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Créditos: Paulo Amaral/FCCR)
As ações culturais desenvolvidas em São José dos …
5 dias atrásSão José e Taubaté se enfrentarão na Copa Paulista 2025 (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os …
5 dias atrás