Uma pergunta que sempre nos fazem. É possível que alguém que nunca tenha tido qualquer inclinação para a escrita, publique um livro (ou vários)?
Sim, é possível. Os recursos disponíveis, hoje, são infinitos. Se você der um google, poderá achar muitos sites que ensinam a fazer um ‘mapa mental’, que um dia chamei de ‘esquema de trabalho’.
(Foto: Divulgação)
Como desvendar o caminho do livro?
Primeiro: tenha disciplina, porque nada se instala sozinho, de qual ideia deve ser desenvolvida. Escrever todos os dias, ler de tudo, ler muito mais sobre o que acha que é parecido com o que quer escrever. Comece com uma página por dia, imponha-se um número de palavras por manhã.
Segundo: organize o sumário, pense no começo, meio e fim. Divida cada capítulo em seções menores. No início, pode parecer confuso (e será mesmo), mas o tempo se encarrega de dar razões para você selecionar o que serve ou não.
Terceiro: tenha uma agenda visível (dê preferência a uma grande, que fique num lugar de passagem). Tenha um horário para escrever (aquele no qual se sente bem). Programe, também, suas folgas. Não se preocupe com a qualidade do que será posto no papel (ou na tela), depois terá tempo para a seleção.
Uma dica importante é ter um lugar que já esteja preparado, para escrever o seu projeto. Precisa ser um lugar diferente daquele usado para cozinhar, tomar sol ou qualquer outro hábito. Há quem vá para um café e faz da mesa, seu escritório das nove às treze.
Se precisar de ajuda, existem muitos livros sobre o assunto. Você pode, também, entrar em contato conosco, para tirar dúvidas, receber um conselho, ter uma análise crítica.
Veja mais de Ofício das Palavras: Dia de Finados, Dia do Saci, Dia das Bruxas – Frankenstein de Mary Shelley
Qualquer pessoa, com determinação pode escrever um livro sobre sua trajetória, a biografia de algum antepassado, uma palestra ou uma aula, seguindo alguns passos.
Nem todo mundo vai conseguir escrever literatura. Essa é a diferença na resposta de um milhão de dinheiros!
Literatura é outra coisa, assim como Caetano diz em Terra: “gente é outra alegria, diferente das estrelas”.
No dia 11 de novembro próximo, nós vamos promover um evento literário, no qual falaremos dessas e outras questões que abrangem quase todo o universo do livro.
Entre no site e se inscreva. Será uma alegria termos a sua companhia.
Fonte: Biggerplate
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Incêndio atingiu cozinha da casa no Jardim Paulista em SJC; teto do cômodo cedeu (Divulgação/ CB)
Uma casa no bairro Jardim …
2 dias atrásJoão do Pulo, atleta de Pindamonhangaba poderá ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria (Crédito: Reprodução/ livro …
3 dias atrásO fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos …
3 dias atrásEm crise financeira, Prefeitura de Ilhabela decretou corte de gastos (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Ilhabela)
A Prefeitura de Ilhabela foi atingida …
3 dias atrás(Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
Depois de se classificar para a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista com vitória sobre o São …
3 dias atrásGuthierres marcou o gol da vitória do Taubaté sobre o São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José teve um …
3 dias atrásInvestimentos em mobilidade urbana, áreas verdes, habitação e segurança irão transformar e beneficiar toda a região leste (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásTorres de transmissão caíram após temporal e causaram apagão no Vale; quatro das sete cidades atingidas estão com energia reestabelecida …
4 dias atrásEsta será a terceira vez na temporada que Taubaté e São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José desta quarta (19) será …
4 dias atrásUnidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão foi inaugurada nesta terça (18) (Crédito: Roosevelt Cássio/Governo de …
4 dias atrás