Quem tem mais de sessenta anos (sim, os idosos), deve se lembrar de quando os tios perguntavam: o que você quer ser quando crescer, nós não precisávamos pensar muito. Para os meninos, médico, engenheiro, advogado ou padre.
As meninas tinham menos opções, dona de casa, secretária, telefonista (que já era um avanço). Ou cabia aos filhos seguirem a profissão dos pais, sapateiro, leiteiro, lanterninha de cinema. Claro, a indústria teve um papel importante na determinação de carreiras.
Copo com refrigerante e fruta no fundo (Foto: Reprodução)
A vida é cíclica, novas profissões são adequadas às exigências do mercado. E tem me surpreendido um novo tipo de denominação, o profissional futurista!
Não confunda com o manifesto futurista, movimento artístico e literário do início do século XX. E não confunda com futurólogo (algo como vidente).
Futurista é a pessoa que domina o glossário do futuro, interpreta sinais e ajuda as pessoas e empresas a construir o futuro, na prática.
Vários países têm cadeiras e disciplinas específicas para estudos de futuros nas universidades. No Brasil, temos muitos profissionais competentes, mas estamos longe das especializações acadêmicas.
Mesmo nas faculdades de Letras, não existem as cadeiras de escrita literária, tão comuns em outros países.
Nas pesquisas que fiz para esse texto, achei alguns pontos que contribuem para a carreira de um candidato a futurista: diversidade individual e coletiva; educação ampla e autoeducação; compreensão profunda do pensamento sistêmico; precisa ter credibilidade.
Uma habilidade que chamou a minha atenção é que a pessoa precisa saber transcender fronteiras, precisa provocar novas maneiras de pensar.
Os especialistas afirmam que para trilhar a carreira de futurista, é fundamental ter uma curiosidade profunda – uma curiosidade embasada em métodos e não puro achismo. E aí está o pulo do gato.
Como manter a curiosidade profunda sem conhecimento? Como ter conhecimento sem leitura?
Veja mais de Ofício das Palavras: O chat e as baratas
Walter Benjamin (1892/1940), escritor e filósofo alemão, no ensaio O Narrador, diz que existe uma forma de comunicação ameaçadora que produz uma crise no romance, a informação.
Há quase cem anos, Benjamin nos alertava sobre o papel da informação. “O saber, que vinha de longe – longe espacial das terras estranhas, ou do longe temporal contido na tradição –, dispunha de uma autoridade…. mas a informação aspira a uma verificação imediata, nem por isso mais exata.
Diante da difusão rasa da informação, existe a perda da profundidade ao abordar os temas inerentes à formação do ser humano. O informar é vazio, é fugaz”.
As informações, obtidas nas redes sociais, trazem uma história aparentemente bem-amarrada, dados de estudos aparentemente científicos, mas na totalidade, são falsas e têm a profundidade de um shot de tequila.
Para os aspirantes a futuristas, devemos insistir que leiam, leiam muito, leiam de tudo. Quanto mais diversidade, melhor. Curiosidade sem profundidade, não faz a carreira de ninguém.
Capa do livro (Foto: Reprodução)
Magia e Técnica – Arte e Política
Walter Benjamin
Tradução de Sergio Paulo Rouanet
Editora Brasiliense, 2012
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Incêndio atingiu cozinha da casa no Jardim Paulista em SJC; teto do cômodo cedeu (Divulgação/ CB)
Uma casa no bairro Jardim …
2 dias atrásJoão do Pulo, atleta de Pindamonhangaba poderá ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria (Crédito: Reprodução/ livro …
3 dias atrásO fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos …
3 dias atrásEm crise financeira, Prefeitura de Ilhabela decretou corte de gastos (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Ilhabela)
A Prefeitura de Ilhabela foi atingida …
3 dias atrás(Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
Depois de se classificar para a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista com vitória sobre o São …
3 dias atrásGuthierres marcou o gol da vitória do Taubaté sobre o São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José teve um …
3 dias atrásInvestimentos em mobilidade urbana, áreas verdes, habitação e segurança irão transformar e beneficiar toda a região leste (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásTorres de transmissão caíram após temporal e causaram apagão no Vale; quatro das sete cidades atingidas estão com energia reestabelecida …
4 dias atrásEsta será a terceira vez na temporada que Taubaté e São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José desta quarta (19) será …
4 dias atrásUnidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão foi inaugurada nesta terça (18) (Crédito: Roosevelt Cássio/Governo de …
4 dias atrás