A série belga é co-criação do diretor Rotem Shamir e o escritor Yuval Yefet (Fauda, 2015/23) e a direção é de Cecilia Verheyden (Ferry, 2021). Estrelada por Kevin Janssens, Ini Massez e Robbie Cleiren, a trama acompanha os Wolfson, uma família de judeus ultraortodoxos que domina o império de diamantes, na Antuérpia.
Sou apaixonada pelo O Poderoso Chefão e, depois dele, já imagino tudo o que um thriller pode contar.
Nada é novidade para quem conhece a Jornada do Herói, mas a série chama a atenção por trazer a intimidade das casas de uma família da comunidade hassídica da Antuérpia.
Personagens da série (Foto: Netflix)
Vai o resumo: o filho mais novo, envolvido em dívidas, se mata. O mais velho cuida dos negócios do pai, junto com a irmã. O terceiro, Noah, que fugiu por não aceitar a concepção de vida dos pais, volta do exílio após quinze anos, com um filho.
As coisas vão muito mal, os tempos são outros e a família pode perder tudo.
Quando Noah investiga a morte do irmão, tenta juntar os pedaços do negócio falido e precisa cuidar do filho, órfão de mãe. Essa é a parte da série com muita ação, socos, perseguições, mortes, vinganças. Nada de novo.
A parte mais interessante é o conflito de Noah com as tradições, a culpa do passado, o amor abandonado, a rejeição do pai, com a direção dada pelos irmãos e luta para encontrar uma saída para os negócios obscuros em que se envolveram.
Tommy, o filho nascido em Londres, quer saber o que significam todos os rituais dos quais participa com os primos, recém conhecidos. Para Noah é difícil dar respostas adequadas.
Os conflitos pessoais, as dúvidas sobre o poder da família, a tradição que fala mais alto, a submissão ao que está escrito no Livro Sagrado. Não há espaço para o questionamento. Tudo é como é.
Os homens são autoritários e não estão dispostos à mudança. Impressiona a submissão das mulheres, que esperam a vez para falar ou fazer qualquer coisa, têm os cabelos cobertos por lenços ou perucas.
Ao mesmo tempo, a matriarca é que tem as soluções sussurradas para o marido. Os jovens são unidos pela shadchanit (casamenteira), não precisam se conhecer e não precisam conhecer o mundo, nem na ruas nem no cinema.
Um mundo sufocado. Deveres cumpridos, desejos inexistentes.
Mesmo usando celulares modernos, carros clássicos ou esportivos, lutando contra a máfia albanesa, a linha mestra é a tradição. Desde sempre, para sempre.
Leia as outras matérias da coluna Ofício das Palavras.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
18 horas atrásSão José precisa vencer o Vasco fora de casa para continuar vivo no NBB (Créditos: Léo Lenzi/Agência NTZ)
O São José Basketball foi …
18 horas atrásPasseio Ciclístico em Jacareí (Créditos: Divulgação/PMJ)
Para encerrar as comemorações do aniversário de 373 anos de Jacareí, a Prefeitura promove no …
2 dias atrásObra na zona oeste de São José, prevista para 2019, foi entregue em 2020 (Créditos: Charles de Moura/PMSJC)
A Justiça condenou …
2 dias atrásMarcelo Marelli é o novo técnico do São José (Créditos: Reprodução/Instagram)
O São José Esporte Clube acertou a contratação do técnico Marcelo Marelli, de …
2 dias atrás(Créditos: Divulgação)
A frota do transporte público de Caçapava agora conta com 100% dos veículos equipados com Wi-Fi, garantindo mais conectividade …
2 dias atrásRafael Tomé garantiu seu primeiro pódio no ano durante o STU em Criciúma (Créditos: skatetotalurbe)
Rafael Tomé, joseense de 18 anos, …
2 dias atrásÔnibus ficou com a parte frontal destruída após bater em caminhão na Dutra em Silveiras (Crédito: Reprodução/ Diário do Transporte)
Um …
3 dias atrásSão José e Vasco da Gama disputam uma vaga entre as oito melhores equipes do NBB (Créditos: Mauricio Almeida/R10 Score …
3 dias atrásBombeiros foram acionados e resgataram bicho-preguiça em risco na Martim de Sá em Caraguatatuba (Crédito: Divulgação/ CB)
Um bicho-preguiça em situação …
4 dias atrás