23 de março de 2025
São José dos Campos 21° C
Tempo limpo
Dollar R$ 5,740
23/03
SJC 21° C
R$ 5,740




Esporte

Vale do Paraíba se despede das Olimpíadas de Paris com dois bronzes, mas podendo mais

Região teve oito representantes nos Jogos Olímpicos e dois deles medalharam: Gabriel Medina, do surfe, e Rafael Macedo, do judô

Redação spriomais • 6/08/2024, às 16:25

A participação do Vale do Paraíba nas Olimpíadas de Paris 2024 chegou ao fim nesta segunda-feira (5). Com o bronze do surfista Gabriel Medina, de São Sebastião, a região se despede com duas medalhas e um gostinho de quero mais. E de que poderia mais também.

A começar pelo próprio Medina, um dos oito atletas que a região enviou para os Jogos de Paris, a sensação que fica é de que dava para ter alcançado lugares mais altos. O surfista teve uma participação mágica, protagonizou o que talvez seja a foto mais emblemática desta edição e ainda deixou seu nome cravado num recorde olímpico: nota 9.9 nas oitavas de final. Merecia o ouro que não veio.

colagem com fotos de gabriel medina e rafael macedo com suas medalhas de bronze no peito

Gabriel Medina, do surfe, e Rafael Macedo, do judô, os dois medalhistas de bronze que saíram do Vale do Paraíba (Créditos: Divulgação/COB)

Nas semifinal, foi punido pela natureza. A falta de ondas durante a bateria contra o australiano Jack Robinson em Teahupo’o, no Taiti, deixou o brasileiro sem recursos para dar o seu show. As pouquíssimas que vieram levaram o adversário para a final.

Filipe Toledo, de Ubatuba, também tinha grande chance de pódio no surfe, mas acabou eliminado cedo. Voltou para casa nas oitavas derrotado pelo japonês Reo Inaba – perder para o Japão parece ser a sina dos brasileiros nestas Olimpíadas. O sonho da medalha fica para Los Angeles em 2028.

Bronze no judô

O outro medalhista da região foi o judoca Rafael Macedo, de São José dos Campos, que conquistou o bronze no judô por equipes em uma disputa emocionante contra a Itália.

A modalidade por equipes tem times mistos de três homens e três mulheres. Cada país pode inscrever dez judocas ao todo, mas utilizar apenas oito deles durante a campanha.

Na disputa pelo bronze, que terminou apertada, em 4 a 3 no desempate, o joseense foi o primeiro a lutar. Da categoria até 90kg, Rafael enfrentou Christian Parlati. Logo no começo da luta foi punido por uma pegada dentro da manga do adversário, mesmo “shidó” que o fez perder a medalha de bronze no individual dias antes.

Na metade do duelo, Rafael levou uma segunda punição – três levam à desclassificação – e mudou sua estratégia. Passou a ser mais agressivo e buscar golpes para a queda do italiano. A luta se arrastou, foi para golden score (uma espécie de prorrogação do judô) e foi aí que a vitória veio: aplicou um ippon e deixou os brasileiros na vantagem.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por portal 𝘀𝗽𝗿𝗶𝗼𝘮𝘢𝘪𝘴 (@spriomais)

Junto do joseense, também ganharam o bronze pelo time brasileiro Rafaela Silva, Bia Souza, Ketleyn Quadros, Larissa Pimenta, Daniel Cargnin, Willian Lima, Guilherme Schimidt, Leonardo Gonçalves e Rafael Silva, o Baby.

Taubaté Ficou no quase

Gustavo Bala Loka, representante de Taubaté, chegou à final do ciclismo BMX freestyle, mas ficou de fora do pódio. Em sua melhor volta na decisão, na pista do La Concorde (Praça da Concórdia), o ciclista superou a casa dos 90 pontos e ainda assim acabou apenas na 6ª posição.

Mesmo sem medalha, ele deixou uma marca positiva. Bala Loka teve o melhor desempenho de um brasileiro nas modalidades do ciclismo em Olimpíadas. Uma marca a ser batida e que nos próximos Jogos Olímpicos ele mesmo pode superar.

Não avançaram, mas deram orgulho

O time Vale do Paraíba também tinha atletas em outras três modalidades: skate, vela e rugby. É impossível falar em decepção quando se está no olimpo do esporte mundial, mas ao competir por medalhas, é inevitável que alguns deuses saiam perdendo.

  • Skate street

Ainda que o skate tenha fama de good vibes e os próprios skatistas encarem uns aos outros mais como irmãos do que adversários, a torcida em São José dos Campos era Pâmela Rosa contra tudo e contra todos.

Depois de ficar sem medalha em Tóquio 2020, a multicampeã queria subir ao pódio em Paris. Mais uma vez, o tornozelo não deixou.

No mesmo sacrifício das últimas Olimpíadas, Pâmela subiu no skate e deu seu melhor, mas dessa vez sequer chegou à final. A skatista terminou a fase preliminar em 9º lugar, uma posição abaixo da zona de classificação. À CazéTV, ela desabafou.

“Parece que a história se repetiu de novo, né? Dois dias antes da competição eu torci o pé de novo, mas tá bom. Só de estar aqui e representar o skate feminino é muito gratificante”, disse a joseense.

  • Vela (iQFoil)

De Ilhabela, Mateus Isaac se lançou no mar de Marselha e amargou o 16ª lugar geral na vela iQfoil. Para avançar de fase, ele precisava fechar a etapa classificatória até a 10ª posição.

Sua estreia em Olimpíadas não foi das melhores, mas há margem para crescimento. A modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos agora em Paris e deve ganhar ainda mais projeção para as próximas edições.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por portal 𝘀𝗽𝗿𝗶𝗼𝘮𝘢𝘪𝘴 (@spriomais)

iQFoil é um formato de windsurfing em que a bolina da prancha – que dá sustentação à vela – é substituída por um foil (asa). Ou seja, em vez de flutuar, o barco parece voar, graças ao uso de hydrofoils (asas aquáticas) presas ao fundo do barco, que o levantam totalmente da água em alta velocidade.

  • Rugby sevens

A seleção feminina de rugby sevens terminou na 10ª colocação, sua segunda melhor campanha na história, e duas atletas de São José dos Campos tiveram participação nisso: Mariana Nicolau e Milena Mariano, dupla do São José Rugby.

Tudo bem que as Yaras (como são chamadas as jogadoras do Brasil) perderam para França, Estados Unidos e Japão, mas a partida contra Fiji garantiu um dos momentos mais legais da modalidade em Paris.

O jogo foi disputado até o fim, era ponto lá e cá. Faltando poucos segundos para terminar a partida, o placar marcava 22 a 21 para as adverárias. Parecia tudo perdido, até que Yasmin deu uma arrancada impresionante no último lance e fez o try que garantiu a primeira e única vitória do Brasil na competição.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ge (@ge.globo)

Acompanhe também: 

Instagram

Youtube

Facebook

Twitter

Spotify



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a spriomais.


QR Code do Grupo de Noticias spriomais

Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!

Entrar no grupo



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da spriomais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Publicidade















+ noticias

Cidades

Mulher e gato são resgatados de incêndio em casa no Jd. Paulista em SJC

Incêndio atingiu cozinha da casa no Jardim Paulista em SJC; teto do cômodo cedeu (Divulgação/ CB)

Uma casa no bairro Jardim …

2 dias atrás
Esporte

Senado aprova inclusão de João do Pulo no Livro dos Heróis da Pátria

João do Pulo, atleta de Pindamonhangaba poderá ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria (Crédito: Reprodução/ livro …

3 dias atrás
Branded, Cidades

Distribuição de repelentes protege idosos contra a dengue

O fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos …

3 dias atrás
Cidades

Crise: Ilhabela decreta corte de gastos e redução de despesas

Em crise financeira, Prefeitura de Ilhabela decretou corte de gastos (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Ilhabela)

A Prefeitura de Ilhabela foi atingida …

3 dias atrás
Esporte

‘O Vale tem dono’: Após classificação, Taubaté lota redes sociais de provocações ao São José

(Créditos: Victor Cônsoli/ECT)

Depois de se classificar para a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista com vitória sobre o São …

3 dias atrás
Esporte

Com goleiro inspirado, Taubaté supera São José e vai para as semis da A2

Guthierres marcou o gol da vitória do Taubaté sobre o São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)

O Clássico do Vale entre Taubaté e São José teve um …

3 dias atrás
Branded, Cidades

Empreendimento imobiliário vai gerar melhorias para região leste

Investimentos em mobilidade urbana, áreas verdes, habitação e segurança irão transformar e beneficiar toda a região leste (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

A …

4 dias atrás
Cidades

Após apagão, EDP afirma que 80% dos moradores afetados já estão com energia no Vale

Torres de transmissão caíram após temporal e causaram apagão no Vale; quatro das sete cidades atingidas estão com energia reestabelecida …

4 dias atrás
Esporte

Taubaté e São José decidem vaga nas semifinais da A2 do Paulista; veja onde assistir e detalhes

Esta será a terceira vez na temporada que Taubaté e São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)

O Clássico do Vale entre Taubaté e São José desta quarta (19) será …

4 dias atrás
Cidades

Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão ganha Unidade de Psiquiatria

Unidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão foi inaugurada nesta terça (18) (Crédito: Roosevelt Cássio/Governo de …

4 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados