O pontapé foi dado. As Olimpíadas de Paris 2024 começaram nesta quarta-feira (24) com disputas do futebol e do rugby sevens masculinos.
A competição vai reunir cerca de 10.500 atletas de elite até o dia 11 de agosto e o Vale do Paraíba estará representado por oito deles – entre os nascidos aqui e outros que competem em cidades da região, mas que dão orgulho do mesmo jeito.
O portal spriomais preparou uma matéria especial para você conhecer um pouco mais de cada um desses atletas e salvar na sua agenda os dias e horários para torcer por eles em busca desse sonho coletivo: uma medalha olímpica.
Medina e Filipinho (Créditos: WSL/Cestari)
De Ubatuba, o surfista multicampeão Filipe Toledo, o Filipinho, vai fazer sua estreia em Olimpíadas em 2024.
Um dos favoritos, ele tem se preparado desde o início do ano e em fevereiro anunciou que iria abandonar todas as competições para focar somente na sua saúde mental para estar na melhor forma durante os Jogos de Paris.
“Competir no mais alto nível na última década teve um impacto negativo sobre mim e preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira”, escreveu no Instagram.
O sebastianense da praia de Maresias Gabriel Medina também é um dos favoritos da competição. Medina esteve na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020, mas ainda busca sua primeira medalha, já que voltou para casa da última vez sem ter subido ao pódio.
Muitos se lembram da disputa insana que ele travou com japonês Kanoa Igarashi por uma vaga na disputa pelo ouro. O surfista da casa acabou levando a melhor com bastante polêmica e os fãs brasileiros ficaram na bronca – suspeitando de uma avaliação caseira dos jurados.
Como a cidade de Paris não tem mar, a disputa do surfe nesta edição acontecerá na praia de Teahupo’o, no Taiti.
Agenda de disputas:
Pâmela Rosa é uma das grandes esperanças de medalha do Brasil em Paris (Créditos: Reprodução/Instagram)
Conhecida do joseense, Pâmela Rosa (25) é cria do Jardim Cerejeiras e vai para a sua segunda Olimpíadas. Apesar de ter se machucado em Tóquio 2020 e não ter trazido uma medalha para São José dos Campos, a skatista é uma das favoritas para subir ao pódio em Paris no skate park feminino.
Em seus primeiros dias na Vila Olímpica, Pâmela foi vista em um clima muito leve e aproveitou o espaço para tietar o tenista Rafael Nadal, quem encontrou no refeitório dos atletas.
Veja mais: Pâmela Rosa nos leva às lágrimas em especial do Canal Olímpico
Agenda de disputas:
(Créditos: Reprodução/Instagram)
Mateus Ghannam Isaac (30) vai carregar a bandeira de Ilhabela na vela em Paris 2024. O atleta nasceu em São Paulo (SP), mas hoje atua pelo Yacht Club de Ilhabela.
Matheus foi ouro no Pan de Santiago em 2023 e hoje é o 3° colocado do ranking mundial na modalidade IQFoil, incluída nos Jogos Olímpicos agora em Paris e que será disputada na Marina de Marselha.
iQFoil é um formato de windsurfing em que a bolina da prancha – que dá sustentaçãoà vela – é substituída por um foil (asa). Ou seja, em vez de flutuar, o barco parece voar, graças ao uso de hydrofoils (asas aquáticas) presas ao fundo do barco, que o levantam totalmente da água em alta velocidade.
“Graças a esta tecnologia, não só o esporte parece mais espetacular, mas os atletas também andam muito mais rápido”, explica o jornalista francês Guillaume Depasse no site oficial de Paris 2024.
Agenda de disputas:
Milena e Mariana (Créditos: Reprodução/Internet)
A dupla do São José Rugby está entre as 12 atletas convocadas para a seleção brasileira de rugby sevens em Paris.
Mariana Nicolau (26) é joseense da gema, atua como avançada e vai para a sua segunda Olimpíadas, após ter estreiado em Tóquio 2020. Também avançada, Milena (24) é de Cosmópolis (SP) e na França vai fazer sua primeira participação em Jogos Olímpicos.
Juntas na seleção, elas conquistaram medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023.
Agenda de disputas:
A depender dos resultados nas três partidas, a seleção feminina de rugby pode ter pela frente mais jogos entre os dias 29 e 30 de julho (quando há disputa por medalhas).
Gustavo Bala Loka (Créditos: Reprodução/Instagram)
Gustavo Batista de Oliveira (21), conhecido como Gustavo Bala Loka, nasceu em São Paulo (SP), mas compete pelo Taubaté Bmx Freestyle Team desde o final de 2023.
Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no ano passado, ele será em Paris o único brasileiro a competir no ciclismo Bmx Freestyle desde que a modalidade estreou em Jogos Olímpicos, na edição de Tóquio 2020.
Agenda de disputas:
Rafael Macedo (Créditos: Reprodução/Instagram)
O judoca Rafael Macedo nasceu em São José dos Campos e será o representante do Brasil na categoria até 90 kg. Ele atualmente representa o Sogipa (RS) e é o 11º colocado no ranking mundial da categoria.
As chances de medalha são difíceis pela alta competitividade e fortes adversários como o georgiano Lasha Bekauri, atual ouro olímpico, o sérvio Nemanja Majdov e o japonês Sanshiro Murao.
A expectativa, segundo o Olimpíada Todo Dia, portal especializado na cobertura olímpica, é de que Rafael avance pelo menos até as oitavas ou quartas de final da competição.
Agenda de disputas:
(Créditos: Reprodução/Instagram)
O jovem Thiago Resende (20), corredor de Taubaté dos 110 metros com barreiras, não conquistou uma vaga nas Olimpíadas deste ano, mas vai estar em Paris para sentir o clima olímpico durante uma semana. Ele atualmente representa a Associação Esportiva Taubaté de Atletismo (AETA).
Thiago foi um dos 12 escolhidos para o programa Vivência Olímpica, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que desde a edição de Londres 2012 seleciona atletas promissores para sentirem um pouco do que é viver o clima de uma Olimpíadas.
Os jovens serão divididos em dois grupos. O primeiro ficará na França de 27 de julho a 1 de agosto, enquanto o segundo de 2 a 7 de agosto.
Os convocados viajam com a delegação brasileira e têm a oportunidade de conhecer a Vila Olímpica, participar de eventos, assistir provas e interagir com os principais atletas e treinadores do mundo.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Queda de asa delta foi no Morro do Santo Antônio, em Caraguá (Crédito: Divulgação/ CB)
Um homem foi resgatado pelo Corpo …
1 dia atrásSirenes irão alertar moradores sobre risco de inundações com antecedência (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de São Luiz do Paraitinga)
A primeira sirene …
2 dias atrásHemocentro de SJC pede por doações de sangue, após baixa no estoque no feriado de Páscoa (Crédito: Reprodução/ pexels)
Com baixa …
2 dias atrásFundação Casa de SJC não vai mais fechar; funcionamento foi garantido pela Justiça (Crédito: Reprodução/ Instagram @fundacaocasasp)
A unidade da Fundação …
2 dias atrás(Créditos: Instagram/Idealiza Cidades)
O Parque Una, que será construído no Terreno das Vaquinhas, em São José dos Campos, ainda é apenas …
3 dias atrásColeta de objetos que possam ser criadouros para dengue será em 7 bairros de SJC (Crédito: Claudio Vieira/ PMSJC)
Como parte …
3 dias atrásPrefeitura de SJC vai restaurar jardins de Burle Marx, da casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade (Crédito: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásApós registro de primeira morte por febre amarela em Taubaté, Prefeitura alerta sobre vacinação (Crédito: Reprodução)
A Prefeitura de Taubaté divulgou …
4 dias atrás70 cachorros e 5 gatos estarão na feira de adoção em SJC (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) …
4 dias atrás(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
4 dias atrás
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?