Dar um novo destino para o inutilizável e assim promover a moda sustentável. Essa é a missão da startup Revela, que transforma velas de barcos em roupas e acessórios em Ilhabela.
Segundo dados do Sebrae, o Brasil produz 170 mil toneladas de resíduos têxteis e apenas 20% desse material é reciclado.
Isso significa que 136 mil toneladas de tecidos são descartados em lixões e aterros sanitários. Pensando em reduzir os impactos no meio ambiente e ainda na geração de emprego, existem negócios de empreendedorismo social e ambiental.
Em 2010, Denise Rangel e um grupo de mulheres trabalhavam de forma voluntária na Escolinha de Vela de Ilhabela. Elas consertavam velas nas aulas de costura náutica, mas nem todas tinham reparo e, por isso, acabavam guardadas.
Marca Revela produz roupas e acessórios a partir de velas de barco (Créditos: Lucas Lacaz Ruiz)
Leia mais: De Paraibuna, amigos largam a CLT e realizam sonho vendendo cerveja em Kombi 1989
“Percebi que tinham muitas velas que estavam sendo acumuladas e Ilhabela não tinha o que fazer com esse resíduo, que demora 400 anos ou mais para se decompor. Peguei um pedaço de vela e fiz um estojinho”, relembra Denise.
Surge então o projeto Revela, em que as demais parceiras de máquina se juntaram à Denise na produção de acessórios. Elas tiveram a oportunidade de exibir os produtos no Ilhabela Boat Show, evento que reúne entretenimento náutico com música e gastronomia na cidade. Tudo o que estava no estande foi vendido.
“Eu passei a produzir uma pequena quantidade, de uma forma bastante artesanal com essas mulheres. Até que, na pandemia, fui chamada para fazer uma collab em São Paulo, com a Jab (Just Another Brand) e aí eu comecei a desenvolver um processo onde eu pudesse aumentar a minha produção, formando outras mulheres, para que elas também trabalhassem com economia circular, com resíduos”, conta.
A matéria-prima é doada por veleiros parceiros, mas doações de velas são recebidas de forma geral, via formulário no site da Revela.
Após a parceria com a Jab, a Revela passou a ter núcleos de produção sustentável concentrados em Guarulhos e no Rio de Janeiro, sendo que em São Paulo são feitas as peças de vestuário e na capital carioca, os acessórios.
O processo de produção começa pela avaliação da vela. Após isso é feita a desconstrução e retirada das ferragens do material, que em seguida é enviado para uma lavandeira – que faz uso de produtos biodegradáveis – e só então começa o processo de corte e costura das peças.
A partir das velas, surgem mochilas, estojos, bolsas, jaquetas, entre outros. O aproveitamento é de 90%
Muito além de dar um novo destino às velas, a Revela faz com que a memória dos esportistas seja mantida. Os produtos contém QR Codes, que tornam conhecidas as experiências dos antigos veleiros com a matéria-prima.
“As velas carregam a energia do mar e é possível acessar pelo QR Code de cada jaqueta e de cada mochila, a história desses veleiros, as aventuras e as competições que ele participou. Isso faz com que cada peça tenha sua história”, explica Denise.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Incêndio atingiu cozinha da casa no Jardim Paulista em SJC; teto do cômodo cedeu (Divulgação/ CB)
Uma casa no bairro Jardim …
2 dias atrásJoão do Pulo, atleta de Pindamonhangaba poderá ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria (Crédito: Reprodução/ livro …
3 dias atrásO fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos …
3 dias atrásEm crise financeira, Prefeitura de Ilhabela decretou corte de gastos (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Ilhabela)
A Prefeitura de Ilhabela foi atingida …
3 dias atrás(Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
Depois de se classificar para a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista com vitória sobre o São …
3 dias atrásGuthierres marcou o gol da vitória do Taubaté sobre o São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José teve um …
3 dias atrásInvestimentos em mobilidade urbana, áreas verdes, habitação e segurança irão transformar e beneficiar toda a região leste (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásTorres de transmissão caíram após temporal e causaram apagão no Vale; quatro das sete cidades atingidas estão com energia reestabelecida …
4 dias atrásEsta será a terceira vez na temporada que Taubaté e São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José desta quarta (19) será …
4 dias atrásUnidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão foi inaugurada nesta terça (18) (Crédito: Roosevelt Cássio/Governo de …
4 dias atrás