Formada em nutrição, mas apaixonada pela fotografia inspirada pelo pai desde criança, ela deixou a profissão para se tornar fotógrafa de mulheres potentes.
O direcionamento das lentes da joseense Larissa Isis para o empoderamento, se deu após uma viagem para os Estados Unidos.
“Em Nova Iorque pude perceber que o negro estava representado de uma maneira muito diferente dos negros aqui do Brasil. Quando digo representado eu falo principalmente em revistas, televisão e propagandas na rua. Não existia um percentual, vamos dizer assim: uma propaganda onde tem cinco pessoas, de repente só uma é negra” relatou Larissa, ao portal SP RIO+.
Larissa Isis, fotógrafa de mulheres potentes, de São José dos Campos (Foto: @gyaraujophotoestudio)
Diante da ausência de pessoas negras em propagandas brasileiras, resolveu criar suas próprias referências. Surge então o projeto Cansei, que teve sua primeira fase voltada para mulheres negras.
Numa escala de preferências, de oportunidades, de padrão de beleza e tantos outros parâmetros sociais, são elas que sempre estão em último lugar. Foi por isso que Larissa decidiu dar voz e elevar essas mulheres.
Leia mais: Giro d´Itália no Brasil terá percurso inédito de ciclismo em Campos do Jordão
Em cada retrato, as mulheres seguram placas que expressam situações racistas que passam durante o cotidiano. Todos eles foram exibidos em exposição no Espaço Arte, no Centro da Juventude em São José.
O projeto Cansei chegou até Campina Grande, na Paraíba. A convite da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Estadual da Paraíba, a idealizadora esteve na Semana de Fotografia Grão Fino, falando sobre representatividade em frente e atrás das câmeras para acadêmicos.
“A gente que mora aqui em São Paulo acaba tendo alguns sonhos, principalmente falando de fotografia: expor fotos no Museu Town, na Pinacoteca, no Museu Grande em São Paulo, mas a gente acaba esquecendo que existem pessoas incríveis, lugares incríveis também, fora desse eixo Rio-São Paulo“, descreve ela sobre a experiência.
Abaixo algumas fotos do projeto:
Outra iniciativa de Larissa foi a criação do projeto A Beleza dos Tons, que realça a pluralidade da mulher negra e sua beleza, nos mais variados tons de pele. Confira algumas das fotos:
Apesar do nicho criado pela fotógrafa, ela não se limita a ele e se dispõe para trabalhos de fotografia de modo geral. Acontece que, pelo fato de seus cliques já terem potencializado a beleza de centenas de mulheres, a maior procura é do público feminino, principalmente de empresárias e empreendedoras.
“Eu costumo falar que eu retrato mulheres potentes, então, independente de cor, de credo, de idade, de forma, eu fotografo mulheres potentes” , afirma a artista, que já fotografou inclusive Luiza Helena Trajano, que comanda a rede Magazineluiza, para a capa da revista Cláudia.
Luiza Helena Trajano, dona da Magazineluiza na capa da revista Cláudia,da editora Abril; retrato foi feito por fotógrafa joseense (Foto: Larissa Isis)
“Num país onde as oportunidades não são iguais, sou muito grata por ter tido a oportunidade de fotografar a dona Luiza, mulher incrível que faz a diferença”, se alegrou Larissa ao publicar a capa da revista nas redes sociais.
“Fotografar a dona Luiza foi algo que me deu tremedeira, mas no final ela é gente como a gente. Tive apenas 20 minutos com ela e precisei aproveitar este momento. Ela foi muito querida e fez tudo que solicitei. Ás vezes a gente fantasia demais algumas coisas [pessoas famosas] mas a lição é: são gente como a gente! Neste caso, uma pessoa muito educada e querida”, completou à reportagem.
Seus ensaios vão além da fotografia, valorizando não só a beleza externa de quem está a frente das lentes, mas fazendo florescer também a autoestima de quem passa pela experiência.
“Recomendo para mulheres potentes ou para quem quer ser não é só um ensaio fotográfico, é uma aula de auto estima“, avaliou uma das seguidores de Larissa, Gabriela Amarante, no perfil do Instagram da fotógrafa.
E para o futuro, Larissa planeja estender o “Cansei” Brasil adentro, retratando os cansaços não só de mulheres, mas também de homens pretos pelas cidades.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Incêndio atingiu cozinha da casa no Jardim Paulista em SJC; teto do cômodo cedeu (Divulgação/ CB)
Uma casa no bairro Jardim …
2 dias atrásJoão do Pulo, atleta de Pindamonhangaba poderá ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria (Crédito: Reprodução/ livro …
3 dias atrásO fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos …
3 dias atrásEm crise financeira, Prefeitura de Ilhabela decretou corte de gastos (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Ilhabela)
A Prefeitura de Ilhabela foi atingida …
3 dias atrás(Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
Depois de se classificar para a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista com vitória sobre o São …
3 dias atrásGuthierres marcou o gol da vitória do Taubaté sobre o São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José teve um …
3 dias atrásInvestimentos em mobilidade urbana, áreas verdes, habitação e segurança irão transformar e beneficiar toda a região leste (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásTorres de transmissão caíram após temporal e causaram apagão no Vale; quatro das sete cidades atingidas estão com energia reestabelecida …
4 dias atrásEsta será a terceira vez na temporada que Taubaté e São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José desta quarta (19) será …
4 dias atrásUnidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão foi inaugurada nesta terça (18) (Crédito: Roosevelt Cássio/Governo de …
4 dias atrás