28 de abril de 2025
São José dos Campos 25° C
Tempo nublado
Dollar R$ 5,687
28/04
SJC 25° C
R$ 5,687




Educação

Lula sanciona novo ensino médio; veja o que muda

Pela nova lei, o início de implementação das reformas deve ocorrer já em 2025, no caso de alunos ingressantes no ensino médio

Da Agência Brasil • 2/08/2024, às 16:58

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reforma o novo ensino médio, mas vetou os trechos que tratavam de mudanças na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A Lei nº 14.945/2024 foi publicada no Diário Oficial da União da quinta-feira (1º).

O texto aprovado no Congresso Nacional previa que, a partir de 2027, fossem cobrados no Enem os conteúdos dos itinerários formativos (parte flexível do currículo à escolha do estudante), além daqueles da formação geral básica que já são cobrados. Aprovada durante a tramitação na Câmara dos Deputados, essa ideia havia sido retirada no Senado, mas acabou reinserida no texto final pelo relator, deputado Mendonça Filho (União-PE).

Sala de alunos, uma referência ao novo ensino médio

A Lei nº 14.945/2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira – (Créditos: Unsplash)

Ao vetar o trecho, o governo argumentou que a cobrança do conteúdo flexível “poderia comprometer a equivalência das provas, afetar as condições de isonomia na participação dos processos seletivos e aprofundar as desigualdades de acesso ao ensino superior”. O veto voltará para análise dos parlamentares, que poderão mantê-lo ou derrubá-lo.

A proposta já havia sido criticada publicamente por integrantes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem.

Pelos itinerários, o estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento, como matemática ou ciências. Atualmente, as escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podendo definir quais ofertarão.

O que muda

Pela nova lei, o início de implementação das reformas deve ocorrer já em 2025, no caso de alunos ingressantes no ensino médio. Os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição.

Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as duas casas do Congresso e nove meses de tramitação, ao final, foi mantida a essência do projeto do governo federal, que era ampliar a parcela de conteúdos da formação básica curricular – as disciplinas tradicionais, como português, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular.

A carga horária da formação geral básica nos três anos de ensino médio voltará a ser de 2,4 mil. Mais 600 horas obrigatórias deverão ser preenchidas com disciplinas dos itinerários formativos, nos quais há disciplinas opcionais à escolha do aluno. A carga horária total será, então, de 3 mil horas: 1 mil para cada ano, dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada.

A nova lei atende à reivindicação da comunidade escolar e de entidades ligadas à educação, que se mobilizaram e pressionaram pela mudança, descontentes com o novo modelo de ensino médio que entrou em vigor em 2022, quando a formação geral foi reduzida a 1,8 mil horas.

Leia mais: Lula sanciona novo ensino médio; veja o que muda

A reforma aumentou para 2,1 mil horas a formação geral básica também no ensino técnico. As demais 900 horas devem ser dedicadas ao ensino profissionalizante, totalizando as 3 mil horas da carga total. Para profissões que exijam tempo maior de estudo, 300 horas da formação geral poderão ser utilizadas para o aprofundamento de disciplinas que tenham relação com o curso técnico –por exemplo, mais física para alunos de eletrotécnica.

O texto sancionado prevê apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória. Os parlamentares rejeitaram a inclusão da obrigatoriedade do espanhol na formação geral básica, conforme defendiam secretários de Educação, que alegavam aumento de custos com a novidade, além de falta de professores.

Pelo texto final, o espanhol poderá ser ofertado de acordo com a disponibilidade dos sistemas de ensino. Em comunidades indígenas, o ensino médio poderá ser ofertado nas línguas maternas de cada povo.

Cada município brasileiro também deverá manter ao menos uma escola com a oferta de ensino médio regular noturno. A condição é que haja demanda manifestada e comprovada por esse turno nas matrículas feitas junto às secretarias de educação.

Itinerários

A nova lei prevê menos liberdade nos itinerários formativos, que agora deverão seguir diretrizes nacionais, a serem elaboradas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), colegiado formado por representantes da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação.

Pelo novo texto, as disciplinas optativas no ensino médio deverão estar relacionadas a um dos seguintes quatro itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas. As diretrizes nacionais devem observar ainda especificidades da educação indígena e quilombola.

Isso restringe as possibilidades dos itinerários formativos. Os defensores da restrição apontaram a experiência malsucedida em diversos estados nos quais a ausência de padronização levou a uma ampliação de desigualdades, com a oferta de mais de 30 trilhas de aprofundamento em alguns locais e de nenhuma em outros.

Acompanhe também: 

Instagram

Youtube

Facebook

Twitter

Spotify



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a spriomais.


QR Code do Grupo de Noticias spriomais

Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!

Entrar no grupo



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da spriomais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Publicidade













+ noticias

Cidades

Homem cai de asa delta no Morro do Santo Antônio em Caraguá

Queda de asa delta foi no Morro do Santo Antônio, em Caraguá (Crédito: Divulgação/ CB)

Um homem foi resgatado pelo Corpo …

1 dia atrás
Cidades

São Luiz do Paraitinga recebe primeira sirene de alerta de inundações em SP

Sirenes irão alertar moradores sobre risco de inundações com antecedência (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de São Luiz do Paraitinga)

A primeira sirene …

2 dias atrás
Cidades

Com baixa no estoque, hemocentro pede por doações de sangue em SJC

Hemocentro de SJC pede por doações de sangue, após baixa no estoque no feriado de Páscoa (Crédito: Reprodução/ pexels)

Com baixa …

2 dias atrás
Cidades

Decisão da Justiça garante funcionamento da Fundação Casa em SJC

Fundação Casa de SJC não vai mais fechar; funcionamento foi garantido pela Justiça (Crédito: Reprodução/ Instagram @fundacaocasasp)

A unidade da Fundação …

2 dias atrás
Cidades

Vereador propõe homenagear Papa Francisco em nome de praça no Parque Una

(Créditos: Instagram/Idealiza Cidades)

O Parque Una, que será construído no Terreno das Vaquinhas, em São José dos Campos, ainda é apenas …

3 dias atrás
Cidades

Prefeitura vai coletar itens que possam ser criadouro para dengue na zona leste e sudeste de SJC

Coleta de objetos que possam ser criadouros para dengue será em 7 bairros de SJC (Crédito: Claudio Vieira/ PMSJC)

Como parte …

3 dias atrás
Cidades

Prefeitura de SJC anuncia restauração dos jardins de Burle Marx no Parque da Cidade

Prefeitura de SJC vai restaurar jardins de Burle Marx, da casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade (Crédito: Claudio Vieira/PMSJC)

A …

4 dias atrás
Cidades

Taubaté registra primeira morte por febre amarela em 2025

Após registro de primeira morte por febre amarela em Taubaté, Prefeitura alerta sobre vacinação (Crédito: Reprodução)

A Prefeitura de Taubaté divulgou …

4 dias atrás
Cidades

75 pets estarão disponíveis em feira de adoção neste sábado em SJC

70 cachorros e 5 gatos estarão na feira de adoção em SJC (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) …

4 dias atrás
Cidades

Festa do Trabalhador reúne voluntários para servir macarronada para mais de 10 mil em São José

(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)

São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …

4 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados