O Centro de Documentação Musical (CDM) do Vale do Paraíba já está pronto para receber documentos musicais do público. Inaugurado em 2022, o projeto é um dos únicos do Brasil, segundo Raquel Aranha, coordenadora do Centro, em entrevista ao Portal SP RIO+.
O local é destinado à valorização artística de São José dos Campos e região.
Pavilhão Marina Crespi Reformado. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Raquel Aranha faz parte da coordenação do Centro de Documentação Musical de São José, localizado no Parque Vicentina Aranha.
Durante entrevista ao Portal SP RIO+, a musicista é abordada sobre o trabalho desenvolvido no Centro de Documentação Musical, um dos únicos do país.
“A gente recebe material das pessoas que não sabem o que fazer com o material. São partituras, contratos e cartazes de eventos que têm a ver com música. Primeiro a gente separa o que é material artístico e o que não é. Depois a gente higieniza, com ferramentas apropriadas e então digitalizamos o documento”, disse Raquel.
A coordenadora do projeto afirmou que a inciativa de receber a coleção aproximou o Centro de Documentação ao público. Além dos materiais, famílias dividiram histórias de seus parentes relacionados ao meio musical.
Entre os itens já recebidos pelo Centro até o momento estão fotos, partituras, contratos, objetos pessoais, instrumentos e partes de instrumentos musicais, como um piano, entre outros.
O CDM promove o conhecimento e a importância da música com palestras e oficinas para ajudar as pessoas a entenderem mais o trabalho feito no local. Ela cita a possibilidade de abrir o lugar para pesquisadores no futuro.
“É claro que a gente está falando de um Centro que ainda está se formando, então já conseguimos bastante coisa, mas em breve ele vai ser aberto também para pesquisadores”, disse.
Raquel também fala sobre a visão tecnológica que existe sobre São José, mas destaca a riqueza cultural da cidade.
“As raízes de São José são muito importantes. Em diferentes épocas, tivemos pessoas importantes atuando em várias frentes e uma delas é a cultural. A chance delas não serem esquecidas é manter suas memórias vivas”, completou.
O local utilizado pelo projeto atualmente é fruto da reforma do Pavilhão Marina Crespi, um prédio histórico do Parque Vicentina Aranha. A reforma foi iniciada em 2017 e concluída em abril de 2022, por meio do Instituto CCR, da CCR RioSP, da Somos Educação e do poder público, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
As obras fizeram parte da programação de aniversário de 98 anos do parque e homenageiam arstistas da região que marcaram a cultura do Vale do Paraíba através de salas nomeadas. A sala Maestro Cunha representa José Antônio Cunha, fundador do Clube do Choro Pixinguinha e saxofonista, clarinetista e maestro.
A Sala de Música Jorge Israel homenageia o bandolinista e parceiro de Maestro Cunha na fundação do Clube do Choro. Jorge é conhecido como “Jorge do Bandolim”.
Por outro lado, a Sala de Exposições Yolanda Borghoff recebe o nome da violinista e ex-presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (1989-1990).
Raquel Aranha em entrevista para o Portal SP RIO+. (Foto: SP RIO+)
Raquel é musicista e musicóloga pós-doutorada em patrimônio musical com passagens por diversos países, como Holanda, Suécia, Coreia do Sul, Espanha e Alemanha. Além disso, ela pariticipou da Orquestra Barroca da Casa da Música (Portugal) e da orquestra da Academia Barroca Europeia de Ambronay na França.
A musicista tem relação direta com o Barroco e em 2006 se tornou bacharel em Violino Barroco na Holanda (Conservatório Real de Haia). A dança barroca também faz parte da vida de Raquel e ela oferece cursos dessa dança em alguns festivais de música antiga.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Incêndio atingiu cozinha da casa no Jardim Paulista em SJC; teto do cômodo cedeu (Divulgação/ CB)
Uma casa no bairro Jardim …
2 dias atrásJoão do Pulo, atleta de Pindamonhangaba poderá ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria (Crédito: Reprodução/ livro …
3 dias atrásO fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos …
3 dias atrásEm crise financeira, Prefeitura de Ilhabela decretou corte de gastos (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Ilhabela)
A Prefeitura de Ilhabela foi atingida …
3 dias atrás(Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
Depois de se classificar para a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista com vitória sobre o São …
3 dias atrásGuthierres marcou o gol da vitória do Taubaté sobre o São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José teve um …
3 dias atrásInvestimentos em mobilidade urbana, áreas verdes, habitação e segurança irão transformar e beneficiar toda a região leste (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásTorres de transmissão caíram após temporal e causaram apagão no Vale; quatro das sete cidades atingidas estão com energia reestabelecida …
4 dias atrásEsta será a terceira vez na temporada que Taubaté e São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José desta quarta (19) será …
4 dias atrásUnidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão foi inaugurada nesta terça (18) (Crédito: Roosevelt Cássio/Governo de …
4 dias atrás