O cacau, esse tesouro divino, tem suas origens na Mesoamérica e cresce em uma árvore cujo nome científico é Theobroma cacao, que, sem modéstia alguma, significa “comida dos deuses”. E não é por acaso que ele conquistou corações ao longo da história.
Os Olmecas, por volta de 1500 a.C., provavelmente foram os primeiros a cultivar e consumir cacau. Mas não se engane: não era aquela delícia açucarada que conhecemos hoje. Eles preparavam uma bebida fermentada a partir das sementes, utilizada em rituais.
Veja mais de cozinha sem Chef:
Depois, os Maias elevaram o status do cacau, tornando-o um elemento central de sua cultura. Eles bebiam uma infusão amarga de cacau moído, misturado com água, pimenta e especiarias.
Os Astecas também adotaram o cacau, chamando sua bebida de xocoatl. Para eles, era um estimulante poderoso, com propriedades energéticas e afrodisíacas.
Mas o cacau era mais do que um luxo: era uma moeda valiosa. Para se ter uma ideia, 100 grãos de cacau podiam comprar um escravo ou uma refeição. Imagine se pudéssemos pagar as contas hoje em dia com barras de chocolate?
No século XVI, com a chegada dos espanhóis à América, o cacau desembarcou na Europa. Rapidamente, os europeus perceberam que aquele líquido amargo poderia ficar muito mais interessante com um toque de açúcar e leite.
Assim, o chocolate se transformou em uma bebida sofisticada e adocicada, digna da aristocracia. Na época, tanto o açúcar quanto o mel eram usados para suavizar seu sabor intenso.
No século XVII, a febre do chocolate se espalhou pela França, Itália e Inglaterra. Em 1657, Londres inaugurou sua primeira loja especializada, um marco tão relevante quanto a chegada do primeiro drive-thru nos tempos modernos.
A loja, administrada por um imigrante francês, promovia o chocolate como um elixir exótico e benéfico para a saúde – praticamente um superalimento da época!
Enquanto isso, os coffee houses ingleses adicionaram o chocolate quente ao cardápio, transformando-o em um símbolo de status e sofisticação. O problema? O cacau era um artigo de luxo, acessível apenas para a nobreza. Se existisse Instagram naquela época, uma xícara de chocolate quente renderia muitos likes e seguidores!
Nos séculos XVIII e XIX, a Revolução Industrial transformou a produção do chocolate, tornando-o acessível para as massas. Algumas inovações mudaram sua história:
Atualmente, a produção de cacau está concentrada na África Ocidental, enquanto os maiores produtores de chocolate incluem Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Bélgica.
No quesito consumo, os europeus são campeões, com destaque para os suíços, que devoram, em média, de oito a dez quilos de chocolate por ano!
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
18 horas atrásSão José precisa vencer o Vasco fora de casa para continuar vivo no NBB (Créditos: Léo Lenzi/Agência NTZ)
O São José Basketball foi …
18 horas atrásPasseio Ciclístico em Jacareí (Créditos: Divulgação/PMJ)
Para encerrar as comemorações do aniversário de 373 anos de Jacareí, a Prefeitura promove no …
2 dias atrásObra na zona oeste de São José, prevista para 2019, foi entregue em 2020 (Créditos: Charles de Moura/PMSJC)
A Justiça condenou …
2 dias atrásMarcelo Marelli é o novo técnico do São José (Créditos: Reprodução/Instagram)
O São José Esporte Clube acertou a contratação do técnico Marcelo Marelli, de …
2 dias atrás(Créditos: Divulgação)
A frota do transporte público de Caçapava agora conta com 100% dos veículos equipados com Wi-Fi, garantindo mais conectividade …
2 dias atrásRafael Tomé garantiu seu primeiro pódio no ano durante o STU em Criciúma (Créditos: skatetotalurbe)
Rafael Tomé, joseense de 18 anos, …
2 dias atrásÔnibus ficou com a parte frontal destruída após bater em caminhão na Dutra em Silveiras (Crédito: Reprodução/ Diário do Transporte)
Um …
3 dias atrásSão José e Vasco da Gama disputam uma vaga entre as oito melhores equipes do NBB (Créditos: Mauricio Almeida/R10 Score …
3 dias atrásBombeiros foram acionados e resgataram bicho-preguiça em risco na Martim de Sá em Caraguatatuba (Crédito: Divulgação/ CB)
Um bicho-preguiça em situação …
4 dias atrás