Era segredo de Polichinelo…
Bastou uma sessão da Câmara de São José dos Campos, a primeira dessa Legislatura, para que fossem identificados os vereadores que bandearam da oposição para a bancada governista. A verdade crua é que durou pouco o sonho de que a oposição, desenhada pelas urnas de outubro, formasse maioria no Legislativo de São José dos Campos.
Num vapt-vupt, nem bem a Câmara retomou os trabalhos, o placar virou para o lado do governo Anderson Farias (PSD): 10 a 9, fora o voto do presidente da Casa, Roberto do Eleven (PSD), que também é da base governista, mas que entra em campo apenas em caso de empate.
Eram favas contadas, o governo sequestrou parte da oposição… Sem surpresa, Renato Santiago (União Brasil) e Sidney Campos (PSDB) pularam a cerca, cativados pelo efeito gravitacional do governo.
O efeito foi direto: com a maioria reconquistada, a “blindagem” do governo passou a funcionar a todo vapor, rejeitando, de forma implacável, todos os requerimentos considerados incômodos ao governo.
(Créditos: Reprodução/Câmara SJC)
Revisão da Planta Genérica, dívidas, horário dos ônibus? Todos os requerimentos foram rejeitados. No caso da Planta Genérica, nove vereadores votaram a favor do requerimento: Amélia Naomi (PT), Senna (PL), Carlos Abranches (Cidadania), Fernando Petiti (PSDB), Juliana Fraga (PT), Lino Bispo (PL), Roberto Chagas (PL), Sérgio Camargo (PL) e Thomaz Henrique (PL).
Outros 11 vereadores votaram contra: Claudio Apolinário (PSD), Fabião Zagueiro (PSD), Gilson Campos (PRD), Marcão da Academia (PSD), Marcelo Garcia (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), Rafael Pascucci (PSD), Renato Santiago (União), Rogério do Acasem (PP), Sidney Campos (PSDB) e Zé Luis (PSD).
Essa deve ser a toada daqui para a frente. O governo vai trabalhar no efeito rolo compressor. À oposição resta colocar a boca no trombone sempre que necessário e recorrer às redes sociais e à tribuna da Casa para defender suas ideias.
União Brasil e PSDB falam em enquadrar os vereadores rebeldes, Renato Santiago e Sidney Campos, mas, na prática, isso deve representar pouco no xadrez político local.
Segue o baile…
Leia mais de Código Fonte: É a economia, estúpido!
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Gabriel Affonso, goleiro do São José, e Karinna Santos abraçados após pedido de casamento (Créditos: Paulistão)
O novo goleiro do São …
3 dias atrásShopping Oriente em SJC receberá outlet com roupas para bebês e crianças, de preços que variam de R$ 6,90 …
3 dias atrásMédico de Caçapava pediu demissão após ser flagrado em clínica particular enquanto deveria estar atendendo pelo SUS (Crédito: Reprodução/ TV …
3 dias atrásCaminhão capotou na Rodovia dos Tropeiros, em Areias(Crédito: Divulgação/ CB)
Dois homens morreram após o capotamento de um caminhão carregado com …
4 dias atrásA cada 3 meses, as forças de segurança se encontram para analisar índices e planejar ações – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A …
4 dias atrásConferência Municipal dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+ em SJC (Crédito: Arquivo pessoal)
Uma petição pública pede pela cassação do …
4 dias atrásColeta de lixo continuará atendendo normalmente durante o feriado (Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) divulgou o esquema …
4 dias atrásA tendência é de que todo o feriado de Páscoa tenha chance de chuva (Créditos: Rodrigo Almeida/ spriomais)
O Inmet (Instituto …
4 dias atrásCrescimento foi puxado pelas atividades da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Créditos: Paulo Amaral/FCCR)
As ações culturais desenvolvidas em São José dos …
5 dias atrásSão José e Taubaté se enfrentarão na Copa Paulista 2025 (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os …
5 dias atrás