Era segredo de Polichinelo…
Bastou uma sessão da Câmara de São José dos Campos, a primeira dessa Legislatura, para que fossem identificados os vereadores que bandearam da oposição para a bancada governista. A verdade crua é que durou pouco o sonho de que a oposição, desenhada pelas urnas de outubro, formasse maioria no Legislativo de São José dos Campos.
Num vapt-vupt, nem bem a Câmara retomou os trabalhos, o placar virou para o lado do governo Anderson Farias (PSD): 10 a 9, fora o voto do presidente da Casa, Roberto do Eleven (PSD), que também é da base governista, mas que entra em campo apenas em caso de empate.
Eram favas contadas, o governo sequestrou parte da oposição… Sem surpresa, Renato Santiago (União Brasil) e Sidney Campos (PSDB) pularam a cerca, cativados pelo efeito gravitacional do governo.
O efeito foi direto: com a maioria reconquistada, a “blindagem” do governo passou a funcionar a todo vapor, rejeitando, de forma implacável, todos os requerimentos considerados incômodos ao governo.
(Créditos: Reprodução/Câmara SJC)
Revisão da Planta Genérica, dívidas, horário dos ônibus? Todos os requerimentos foram rejeitados. No caso da Planta Genérica, nove vereadores votaram a favor do requerimento: Amélia Naomi (PT), Senna (PL), Carlos Abranches (Cidadania), Fernando Petiti (PSDB), Juliana Fraga (PT), Lino Bispo (PL), Roberto Chagas (PL), Sérgio Camargo (PL) e Thomaz Henrique (PL).
Outros 11 vereadores votaram contra: Claudio Apolinário (PSD), Fabião Zagueiro (PSD), Gilson Campos (PRD), Marcão da Academia (PSD), Marcelo Garcia (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), Rafael Pascucci (PSD), Renato Santiago (União), Rogério do Acasem (PP), Sidney Campos (PSDB) e Zé Luis (PSD).
Essa deve ser a toada daqui para a frente. O governo vai trabalhar no efeito rolo compressor. À oposição resta colocar a boca no trombone sempre que necessário e recorrer às redes sociais e à tribuna da Casa para defender suas ideias.
União Brasil e PSDB falam em enquadrar os vereadores rebeldes, Renato Santiago e Sidney Campos, mas, na prática, isso deve representar pouco no xadrez político local.
Segue o baile…
Leia mais de Código Fonte: É a economia, estúpido!
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Incêndio atingiu cozinha da casa no Jardim Paulista em SJC; teto do cômodo cedeu (Divulgação/ CB)
Uma casa no bairro Jardim …
2 dias atrásJoão do Pulo, atleta de Pindamonhangaba poderá ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria (Crédito: Reprodução/ livro …
3 dias atrásO fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos …
3 dias atrásEm crise financeira, Prefeitura de Ilhabela decretou corte de gastos (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Ilhabela)
A Prefeitura de Ilhabela foi atingida …
3 dias atrás(Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
Depois de se classificar para a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista com vitória sobre o São …
3 dias atrásGuthierres marcou o gol da vitória do Taubaté sobre o São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José teve um …
3 dias atrásInvestimentos em mobilidade urbana, áreas verdes, habitação e segurança irão transformar e beneficiar toda a região leste (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásTorres de transmissão caíram após temporal e causaram apagão no Vale; quatro das sete cidades atingidas estão com energia reestabelecida …
4 dias atrásEsta será a terceira vez na temporada que Taubaté e São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José desta quarta (19) será …
4 dias atrásUnidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão foi inaugurada nesta terça (18) (Crédito: Roosevelt Cássio/Governo de …
4 dias atrás