28 de abril de 2025
São José dos Campos 25° C
Tempo nublado
Dollar R$ 5,685
28/04
SJC 25° C
R$ 5,685




Cidades

Veterinários de Taubaté relatam experiência no resgate de animais no RS: ‘Dimensão do desastre parece infinita’

Equipe de nove veterinários voluntários saiu de Taubaté, para auxiliar no resgate de pets em Canoas (Rs)

Redação spriomais • 14/05/2024, às 16:45

Os veterinários voluntários, que saíram de Taubaté para auxiliar no resgate de animais após as enchentes no Rio Grande do Sul, voltaram para a cidade nesta terça-feira (14).

Eles foram para Canoas (RS) e integraram uma equipe de 40 pessoas, chefiada pela Defesa Civil de Taubaté na missão que durou três dias.

eterinária de Pindamonhangaba, Natália Pena, que adotou cadelinha resgatada no RS

Veterinária de Pindamonhangaba, Natália Pena, acabou adotando a cadelinha Canoas, no resgate aos animais no RS (Créditos: Arquivo pessoal/ Natalia Pena)

O cenário encontrado na cidade assolada por enchentes desde o dia 29 de abril, é devastador. Por lá, já foram registrados 19.539 desabrigados e 19 mortos. Outras 17 pessoas seguem desaparecidas.

Muitos animais estão há dias esperando por resgate, com fome, sede e frio. Alguns não reconhecem nem os próprios donos e por isso, o trabalho dos veterinários é essencial para resgatá-los.

“O veterinário ia junto para tentar acalmar, a gente teve que, em algumas situações, usar o pulsar – um equipamento para pegar o animal sem chegar muito perto dele. Alguns animais precisaram ser sedados para poder serem retirados das suas casas, porque estavam muito ansiosos, muito nervosos”, relatou a veterinária Natália Pena em entrevista ao portal spriomais.

Após o resgate, os bichinhos são levados para galpões da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), onde mais de três mil pets recebem a assistência necessária.

Durante o dia, o resgate é na água e a noite, os atendimentos para restabelecer a saúde dos pets se concentra nos galpões. O radiologista veterinário Sérgio Martins relatou que o trabalho parece interminável:

Todos esses dias, se dormimos três horas foi muito. A dimensão desse desastre é enorme, parecia infinito. Fizemos primeiros socorros, resgates, inúmeras suturas e cirurgias a noite toda“.

Em um dos dias de operação, a equipe chegou a resgatar 60 animais. Alguns não voltam para a família de origem e acabam  disponíveis para adoção. Diante da oportunidade de dar um novo lar para três cãezinhos, os veterinários do Vale do Paraíba, Sérgio Martins, Israel Mazzoni e Natália Pena, não hesitaram.

Sérgio adotou uma vira-lata, que foi solta na porta do abrigo após ser salva da enchente no rio. O nome da cadelinha é Guria, termo utilizado pelo povo do sul para se referir a moça ou menina.

Já o doutor Israel, adotou a Piu, que passou por uma cirurgia de urgência, na qual o próprio atual tutor foi o anestesista. Por fim, Natália ficou com a Canoas, uma prognata- que tem uma malformação na boca- e não teria grandes chances de ser adotada por conta da deficiência.

A minha menininha, Canoas, quando eu cheguei e bati o olho nela no primeiro dia, já me identifiquei e caso o dono não aparecesse, eu ia adotar ela. Então ela tá indo pra casa, vai ganhar uma família com outros sete irmãos. Cães, mais gatos, mais cavalo, mais passarinho, ela vai ter uma boa família”, se alegrou Natália.

Equipe de voluntários, que inclui veterinários de Taubaté que auxiliaram no resgate de animais no RS

Equipe de voluntários que saiu de Taubaté (Créditos: Divulgação/ PMT)

Apesar do regresso para Taubaté, a situação observada no RS ainda é preocupante, mas supreende a força do povo em meio a tanta dor.

“As chuvas continuam e a água continua subindo, são muitos animais que ainda precisam ser resgatados e milhares em abrigos. Mas o que me surpreendeu é o quanto o povo deles tem sede de recomeçar, muitos voluntários sem casa, de luto e dias e noite ajudando à todos no resgate e cuidando dos animais”, finaliza a cirurgiã veterinária Júlia Martins.

Acompanhe também:

Instagram

Youtube

Facebook

Twitter

Spotify



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a spriomais.


QR Code do Grupo de Noticias spriomais

Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!

Entrar no grupo



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da spriomais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Publicidade













+ noticias

Cidades

Homem cai de asa delta no Morro do Santo Antônio em Caraguá

Queda de asa delta foi no Morro do Santo Antônio, em Caraguá (Crédito: Divulgação/ CB)

Um homem foi resgatado pelo Corpo …

1 dia atrás
Cidades

São Luiz do Paraitinga recebe primeira sirene de alerta de inundações em SP

Sirenes irão alertar moradores sobre risco de inundações com antecedência (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de São Luiz do Paraitinga)

A primeira sirene …

2 dias atrás
Cidades

Com baixa no estoque, hemocentro pede por doações de sangue em SJC

Hemocentro de SJC pede por doações de sangue, após baixa no estoque no feriado de Páscoa (Crédito: Reprodução/ pexels)

Com baixa …

2 dias atrás
Cidades

Decisão da Justiça garante funcionamento da Fundação Casa em SJC

Fundação Casa de SJC não vai mais fechar; funcionamento foi garantido pela Justiça (Crédito: Reprodução/ Instagram @fundacaocasasp)

A unidade da Fundação …

2 dias atrás
Cidades

Vereador propõe homenagear Papa Francisco em nome de praça no Parque Una

(Créditos: Instagram/Idealiza Cidades)

O Parque Una, que será construído no Terreno das Vaquinhas, em São José dos Campos, ainda é apenas …

3 dias atrás
Cidades

Prefeitura vai coletar itens que possam ser criadouro para dengue na zona leste e sudeste de SJC

Coleta de objetos que possam ser criadouros para dengue será em 7 bairros de SJC (Crédito: Claudio Vieira/ PMSJC)

Como parte …

3 dias atrás
Cidades

Prefeitura de SJC anuncia restauração dos jardins de Burle Marx no Parque da Cidade

Prefeitura de SJC vai restaurar jardins de Burle Marx, da casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade (Crédito: Claudio Vieira/PMSJC)

A …

4 dias atrás
Cidades

Taubaté registra primeira morte por febre amarela em 2025

Após registro de primeira morte por febre amarela em Taubaté, Prefeitura alerta sobre vacinação (Crédito: Reprodução)

A Prefeitura de Taubaté divulgou …

4 dias atrás
Cidades

75 pets estarão disponíveis em feira de adoção neste sábado em SJC

70 cachorros e 5 gatos estarão na feira de adoção em SJC (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) …

4 dias atrás
Cidades

Festa do Trabalhador reúne voluntários para servir macarronada para mais de 10 mil em São José

(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)

São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …

4 dias atrás
SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados