“Eu moro na cidade mais racista do estado de São Paulo”, essa é a avaliação de Maria Gabriela Barreira, uma mulher negra, empresária e influencer que mora há quatro anos em São José dos Campos.
Em um vídeo publicado no Tik Tok, ela desabafou sobre as situações que lhe fizeram chegar a essa conclusão, já tendo morado em outras cidades do estado como Campos do Jordão, Socorro e na capital paulista.
Maria também já morou no Rio de Janeiro e até em outros países como China e Dinamarca, mas foi na capital do Vale que realmente pode sentir o preconceito na pele.
Maria Gabriela mora em SJC desde 2020 ; ela já morou em outras cinco cidades mas voltou para cá e considera a cidade como a mais racista que já passou (Foto: Arquivo pessoal)
Um dos casos, que considera como o pior, foi em uma praça do bairro onde reside, na região central. Dona de uma empresa que produz acessórios esportivos de hidratação, ela foi junto com a irmã até a praça gravar conteúdo sobre um novo produto. A mulher aprontava a irmã para o vídeo, ajustando a mochila em suas costas, até que um homem entrou no meio das duas, pegou no ombro da irmã da empresária e perguntou se ela precisava de ajuda.
“Ela disse que não , ele saiu, pediu desculpa e continuou andando com o cachorrinho dele. Quando ele saiu ela falou assim pra mim: Gabriela, ele achou que você estava me roubando”, conta a mulher, que ficou sem reação no momento do ocorrido.
Leia mais: População preta cresce, amarela cai e maioria joseense é branca, segundo Censo 2022
Outro caso foi em um supermercado do bairro onde reside. Na entrada do estabelecimento, ela afirma ter sido parada pelo segurança, que de braços cruzados questionou se poderia ajudá-la. Maria disse que somente o cumprimentou e seguiu o caminho.
“Fiz a compra, voltei pra casa e fiquei pensando porquê ele fez aquilo. Nunca eu vou ao mercado e o segurança vem na minha direção perguntando no que pode ajudar ou seja, pelo tom da minha pele ele achou que eu estava ali pra pedir alguma coisa ou que eu não podia frequentar aquele ambiente“, relatou a empresária e influencer.
O último caso relatado teria se passado na portaria do prédio, onde uma trancista que iria até seu apartamento trançar o cabelo de Maria e de sua filha foi questionada pelo porteiro sobre qual serviço estava indo prestar, sem a mulher sequer mencionar isso.
“Ele simplesmente deduziu que ela não poderia estar chegando no meu prédio me visitar como amiga ou como minha parente, que fosse“,completou Maria.
Indignada com as situações, ela finalizou o vídeo com um questionamento:”Agora me explica, você concorda ou não concorda que é difícil morar numa cidade como essa?”
No post, muitas pessoas que moram ou passaram pela cidade concordaram com Maria e também afirmaram que SJC é uma cidade racista:
“Nascida e criada em São José dos Campos e posso confirmar que é assim mesmo!”
“Concordo! Tenho uma loja muito legal na cida mas já passei por muitas situações de constrangimento!Eu também tivesse essa sensação quando visitei a cidade.”
“Sou de SJC e não é exagero seu não. Eu já presenciei coisas assim também com amigos.“
Veja o vídeo:
@vaimariacorre E ainda vai ter gte que vai dizer que estou viajando…
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Gabriel Affonso, goleiro do São José, e Karinna Santos abraçados após pedido de casamento (Créditos: Paulistão)
O novo goleiro do São …
3 dias atrásShopping Oriente em SJC receberá outlet com roupas para bebês e crianças, de preços que variam de R$ 6,90 …
3 dias atrásMédico de Caçapava pediu demissão após ser flagrado em clínica particular enquanto deveria estar atendendo pelo SUS (Crédito: Reprodução/ TV …
3 dias atrásCaminhão capotou na Rodovia dos Tropeiros, em Areias(Crédito: Divulgação/ CB)
Dois homens morreram após o capotamento de um caminhão carregado com …
4 dias atrásA cada 3 meses, as forças de segurança se encontram para analisar índices e planejar ações – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A …
4 dias atrásConferência Municipal dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+ em SJC (Crédito: Arquivo pessoal)
Uma petição pública pede pela cassação do …
4 dias atrásColeta de lixo continuará atendendo normalmente durante o feriado (Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) divulgou o esquema …
4 dias atrásA tendência é de que todo o feriado de Páscoa tenha chance de chuva (Créditos: Rodrigo Almeida/ spriomais)
O Inmet (Instituto …
4 dias atrásCrescimento foi puxado pelas atividades da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Créditos: Paulo Amaral/FCCR)
As ações culturais desenvolvidas em São José dos …
5 dias atrásSão José e Taubaté se enfrentarão na Copa Paulista 2025 (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os …
5 dias atrás