A General Motors (GM) anunciou neste sábado demissões em três das suas fábricas no estado de São Paulo, entre elas a de São José dos Campos.
Os funcionários receberam a notícia por meio de telegramas, onde a GM justificou as demissões como uma resposta à “queda nas vendas”. O número de trabalhadores afetados, porém, não foi divulgado pela montadora.
“Queda nas vendas” seria a alegação da montadora para as demissões em São José (Foto: Reprodução/Sindicato dos Metalúrgicos)
A decisão pegou de surpresa tanto os trabalhadores quanto os sindicatos envolvidos, que alegam que não houve negociação prévia sobre os cortes.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região classificou a medida como “covarde” e convocou uma assembleia para este domingo (22) reunindo todos os funcionários. A associação ainda reagiu exigindo o cancelamento das demissões e reintegração dos funcionários.
Desde o início de julho, aproximadamente 1.2 mil trabalhadores da fábrica de São José dos Campos estavam em regime de layoff, que envolve a suspensão temporária dos contratos de trabalho, com uma duração que pode chegar a 10 meses, dependendo da avaliação da empresa.
Segundo o sindicato, no entanto, os funcionários em layoff não poderiam ser demitidos, já que pelo acordo aprovado em junho todos os operários da planta deveriam ter estabilidade no emprego durante a vigência da suspensão de contratos.
A GM, em nota enviada ao Portal SP RIO+, confirmou que a queda nas vendas e nas exportações levaram a empresa a “adequar seu quadro de empregados nas fábricas de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes.
“Esta medida foi tomada após várias tentativas atendendo as necessidades de cada fábrica como, lay off, férias coletivas, days off e proposta de um programa de desligamento voluntário. Entendemos o impacto que esta decisão pode provocar na vida das pessoas, mas a adequação é necessária e permitirá que a companhia mantenha a agilidade de suas operações, garantindo a sustentabilidade para o futuro”, afirmou o comunicado divulgado.
A unidade de São José dos Campos emprega atualmente cerca de 4 mil trabalhadores e é responsável pela produção dos veículos S10 e Trailblazer.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Gabriel Affonso, goleiro do São José, e Karinna Santos abraçados após pedido de casamento (Créditos: Paulistão)
O novo goleiro do São …
3 dias atrásShopping Oriente em SJC receberá outlet com roupas para bebês e crianças, de preços que variam de R$ 6,90 …
3 dias atrásMédico de Caçapava pediu demissão após ser flagrado em clínica particular enquanto deveria estar atendendo pelo SUS (Crédito: Reprodução/ TV …
3 dias atrásCaminhão capotou na Rodovia dos Tropeiros, em Areias(Crédito: Divulgação/ CB)
Dois homens morreram após o capotamento de um caminhão carregado com …
4 dias atrásA cada 3 meses, as forças de segurança se encontram para analisar índices e planejar ações – Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A …
4 dias atrásConferência Municipal dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+ em SJC (Crédito: Arquivo pessoal)
Uma petição pública pede pela cassação do …
4 dias atrásColeta de lixo continuará atendendo normalmente durante o feriado (Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) divulgou o esquema …
4 dias atrásA tendência é de que todo o feriado de Páscoa tenha chance de chuva (Créditos: Rodrigo Almeida/ spriomais)
O Inmet (Instituto …
4 dias atrásCrescimento foi puxado pelas atividades da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Créditos: Paulo Amaral/FCCR)
As ações culturais desenvolvidas em São José dos …
5 dias atrásSão José e Taubaté se enfrentarão na Copa Paulista 2025 (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os …
5 dias atrás