Renato Fedato durante entrevista – Foto: Matheus Andrade/SP RIO+
Os empregos formais na área da construção civil em São José dos Campos devem aumentar 18% em 2023. A justificativa é o anúncio de diversos empreendimentos residenciais e comerciais para cidade.
A previsão foi revelada nesta quinta-feira (15) pelo Renato Fedato, presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), durante entrevista ao Portal SP RIO+.
“A expectativa da entidade é que nós consigamos aumentar em torno de 15 a 18% o número de empregos formais neste setor. Isso são novas oportunidades, uma chance de carreira muito bacana para os jovens que estão entrando no mercado”, disse.
A entrevista completa está disponível no YouTube, Spotify e ao final desta matéria.
Segundo Renato Fedato, dois fatores justificam a previsão positiva. O primeiro é o bom momento que a construção civil passa na cidade devido à valorização dos imóveis no período pós pandemia.
“A pandemia trouxe essa preocupação, de as pessoas voltarem a enxergar a casa própria como um centro de vida. E também pelo fato da valorização que esses imóveis estão tendo, com a promessa de que eles ainda têm para o médio e longo prazo. Nós vivemos uma série de instabilidades neste ultimo ano e o imóvel sempre é colocado como um investimento seguro”, explicou.
Conforme explicou o engenheiro civil, os imóveis também têm sido vistos com bons olhos pelos analistas financeiros.
“Se você pegar qualquer imóvel colocado nestes últimos anos, não tenha dúvida nenhuma que eles valorizaram mais do que a inflação. E se você considerar ainda que eles podem ser fonte de renda, gerando locação – e somar isso à valorização deles -, ele é melhor do que muitas rendas variáveis, que têm um risco muito maior do que o próprio imóvel”, completou.
O segundo motivo que justifica a previsão positiva da Aconvap sobre os empregos para 2023 é o lançamento de grandes empreendimentos em São José dos Campos.
“Essas vendas, se alavancando, geraram novos empreendimentos. Hoje nós vemos a cidade com vários lançamentos de porte. E o melhor de tudo: esses lançamentos, muitos deles, ainda nem começaram suas construções. Isso significa que teremos um ano de 2023 bastante interessante para a construção civil”, disse Renato Fedato.
A Aconvap é uma associação civil que tem o objetivo de estudar, coordenar e lutar pelos interesses das empresas construtoras do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Alto Tietê
Atualmente, conta hoje com mais de 110 empresas associadas.
A partir de 2023, a associação contará com uma nova presidente. A engenheira civil Maria Rita Singulano foi eleita para o biênio 2023/2024, em eleição realizada no dia 07/12 na sede da entidade.
O atual presidente, Renato Fedato, destacou durante a entrevista à SP RIO+ que está otimista com a nova direção.
“É um orgulho tê-la como primeira mulher presidente da Aconvap. Eu tenho certeza ela vai levar essa associação a um patamar superior. Há mais de 12 anos que ela já participa da Aconvap. Ela me acompanhou em toda a minha história. Nós sempre fomos parceiros, diretores e vice-presidentes”, disse.
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Incêndio atingiu cozinha da casa no Jardim Paulista em SJC; teto do cômodo cedeu (Divulgação/ CB)
Uma casa no bairro Jardim …
2 dias atrásJoão do Pulo, atleta de Pindamonhangaba poderá ter o nome inserido no Livro dos Heróis da Pátria (Crédito: Reprodução/ livro …
3 dias atrásO fornecimento, em parceria com a iniciativa privada, acontece nas Unidades Básicas de Saúde para pessoas acima de 60 anos …
3 dias atrásEm crise financeira, Prefeitura de Ilhabela decretou corte de gastos (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de Ilhabela)
A Prefeitura de Ilhabela foi atingida …
3 dias atrás(Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
Depois de se classificar para a semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista com vitória sobre o São …
3 dias atrásGuthierres marcou o gol da vitória do Taubaté sobre o São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José teve um …
3 dias atrásInvestimentos em mobilidade urbana, áreas verdes, habitação e segurança irão transformar e beneficiar toda a região leste (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásTorres de transmissão caíram após temporal e causaram apagão no Vale; quatro das sete cidades atingidas estão com energia reestabelecida …
4 dias atrásEsta será a terceira vez na temporada que Taubaté e São José (Créditos: Victor Cônsoli/ECT)
O Clássico do Vale entre Taubaté e São José desta quarta (19) será …
4 dias atrásUnidade de Psiquiatria do Hospital Leonor Mendes em Campos do Jordão foi inaugurada nesta terça (18) (Crédito: Roosevelt Cássio/Governo de …
4 dias atrás