Foto: Divulgação PMT
As três principais obras do pacote do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) – o prolongamento da Estrada do Pinhão, o binário da Estrada do Barreiro e a duplicação do viaduto Cidade Jardim – vão ser concluídas no primeiro semestre de 2020.
A afirmação foi feita na sexta-feira (27) pelo secretário de Governo, Eduardo Cursino, em entrevista ao jornal OVALE e a SPRIO+. Ele é o gestor do contrato de financiamento em Taubaté. “Até junho de 2020 essas obras serão entregues”.
Dessa promessa tripla, a mais fácil de cumprir é a entrega da Estrada do Pinhão. Iniciada em dezembro de 2017, por R$ 16 milhões, a obra deveria ter sido concluída em dezembro de 2018. O prazo já foi prorrogado duas vezes, e a entrega está prevista agora para 29 de fevereiro de 2020, a um custo de R$ 20,6 milhões.
Iniciada oficialmente em 26 de março desse ano, a obra de duplicação do viaduto Cidade Jardim, que deve custar R$ 14,33 milhões, tem previsão de entrega para 26 de junho de 2020. O problema foi que o serviço começou mesmo, de fato, apenas quatro meses depois.
Já a promessa que tem menos probabilidade de ser cumprida é a entrega do binário da Estrada do Barreiro até junho de 2020. Essa obra é dividida em dois contratos. Em um deles, a via já existente está sendo alargada. Esse serviço, dentro de um pacote que custaria R$ 18,6 milhões e já chegou a R$ 21,4 milhões, teve início em dezembro de 2017 e deveria ter ficado pronto em junho de 2019, mas o prazo já foi ampliado para 28 de junho de 2020. O outro contrato (um superpacote de R$ 41,8 milhões) prevê a construção de uma nova via, que funcionará como binário da atual, uma em cada sentido. Esse contrato só foi assinado em julho desse ano, com prazo de execução de 24 meses. Ou seja, a empresa terá até julho de 2021 para concluir os trabalhos.
Questionado sobre quais obras do pacote do CAF terão que ser concluídas pelo novo prefeito, que assumirá em 2021, Cursino citou como exemplos a recuperação da Avenida Álvaro Marcondes de Mattos, no São Gonçalo (que faz parte do superpacote que também inclui o binário do Barreiro), e a ligação da Estrada do Barreiro até a Rodovia Oswaldo Cruz. “Estimamos que 25% das obras do programa fiquem para a próxima gestão”, afirmou.
O que também ficará para as próximas gestões é o pagamento do empréstimo de US$ 60 milhões (pela cotação atual, R$ 249 milhões), que será feito entre 2021 e 2028. “Esse empréstimo é muito viável. Pelo cálculo de hoje, a prefeitura pagaria R$ 2 milhões por mês nessas obras. Mesmo com essa recessão, se fosse hoje teríamos condições de arcar com esse recurso tranquilamente”, disse Cursino.
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