Miguel Lino, aluno da Emei Ilza Nascimento, se diverte com os amigos nos brinquedos adaptados da escola (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
Na fase da primeira infância, que abrange do nascimento aos seis anos de idade, as brincadeiras têm papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos.
Com os brinquedos adaptados, a rede de ensino municipal não deixa ninguém de fora desta etapa tão importante.
Mais de 50 escolas de educação infantil e ensino fundamental já possuem estes equipamentos, que ampliam a inclusão e acessibilidade para crianças com deficiência.
Na Emei Profª Ilza Nascimento Pintus, localizada no bairro Chácaras Reunidas, o aluno Miguel Lino consegue brincar junto com seus amigos no playground, mesmo acomodado na cadeira de rodas. Diagnosticado com paralisia cerebral, Miguel encanta todos na escola com seu sorriso, enquanto se diverte no gira-gira e no balanço.
Miguel com os amigos no gira-gira, acompanhados pela professora e profissional de apoio (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
Para a mãe, Maysa Lino, a interação com os colegas faz toda a diferença no cotidiano dele. “É muito importante esse convívio dele com as outras crianças aqui na escola. Quando estes brinquedos chegaram, fiquei muito emocionada por ver a felicidade dele”, conta Maysa.
“O mais legal é saber que os amigos sem deficiência também podem participar junto com ele no playground. Essa é a verdadeira inclusão!”, afirma.
A mãe também destaca o acompanhamento do AEE (Atendimento Educacional Especializado). “Eu fico tranquila com todo o suporte que a escola oferece, desde os cuidados com a alimentação, até a profissional de apoio, que cuida muito bem dele”, diz.
Maysa dá um beijo no rosto do filho enquanto está sentado no balanço (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
Por meio de políticas públicas que investem na Educação Especial Inclusiva, as escolas municipais de São José se tornam mais acessíveis e ajudam no desenvolvimento do ensino e da convivência social de alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem.
Além do playground adaptado, a Prefeitura também conta com óculos e bengalas inteligentes para alunos cegos, mesas interativas e tablets com jogos pedagógicos, profissionais de apoio, AEE (Atendimento Educacional Especializado) e API (Atendimento Psicopedagógico Institucional).
Essas ações promovem um convívio saudável, respeitoso e humanizado, colaborando para a formação como cidadãos de todos os alunos.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
20 horas atrásSão José precisa vencer o Vasco fora de casa para continuar vivo no NBB (Créditos: Léo Lenzi/Agência NTZ)
O São José Basketball foi …
21 horas atrásPasseio Ciclístico em Jacareí (Créditos: Divulgação/PMJ)
Para encerrar as comemorações do aniversário de 373 anos de Jacareí, a Prefeitura promove no …
2 dias atrásObra na zona oeste de São José, prevista para 2019, foi entregue em 2020 (Créditos: Charles de Moura/PMSJC)
A Justiça condenou …
2 dias atrásMarcelo Marelli é o novo técnico do São José (Créditos: Reprodução/Instagram)
O São José Esporte Clube acertou a contratação do técnico Marcelo Marelli, de …
3 dias atrás(Créditos: Divulgação)
A frota do transporte público de Caçapava agora conta com 100% dos veículos equipados com Wi-Fi, garantindo mais conectividade …
3 dias atrásRafael Tomé garantiu seu primeiro pódio no ano durante o STU em Criciúma (Créditos: skatetotalurbe)
Rafael Tomé, joseense de 18 anos, …
3 dias atrásÔnibus ficou com a parte frontal destruída após bater em caminhão na Dutra em Silveiras (Crédito: Reprodução/ Diário do Transporte)
Um …
3 dias atrásSão José e Vasco da Gama disputam uma vaga entre as oito melhores equipes do NBB (Créditos: Mauricio Almeida/R10 Score …
3 dias atrásBombeiros foram acionados e resgataram bicho-preguiça em risco na Martim de Sá em Caraguatatuba (Crédito: Divulgação/ CB)
Um bicho-preguiça em situação …
4 dias atrás