À medida que as festas de fim de ano se aproximam, a empolgação dos consumidores em busca dos presentes ideais para seus entes queridos atinge seu auge. A consequência direta disso é, por óbvio, um notável aumento nas compras online. O problema é que, se por um lado, o comércio eletrônico possibilita que os usuários encontrem melhores ofertas com apenas alguns toques no celular; por outro, eles se tornam também alvos preferenciais de enormes ameaças virtuais.
Por isso, especialistas em segurança cibernéticas recomendam a adoção de algumas estratégias básicas para que as compras neste final de ano sejam as melhores possíveis.
(Foto: Pixabay)
Uma das etapas fundamentais para garantir uma experiência de compra online segura é privilegiar sites bem estabelecidos e confiáveis. Deve-se, portanto, atentar-se a varejistas conhecidos ou recomendados por amigos e familiares. Procurar referências sobre a legitimidade dos sites, como avaliações no Reclame Aqui e no site do Procon, também são excelentes medidas.
Embora a maioria dos usuários utilize VPN para jogos ou para acessar conteúdos de mídia, as VPNs (também conhecidas como redes virtuais privadas) são ótimas ferramentas para proteger seus dados e privacidade durante as compras. Com a capacidade de criptografar todos os dados de navegação, impedindo assim que terceiros tenham acesso a suas atividades na rede, as VPNs adicionam uma camada extra de proteção à sua conexão – sobretudo quando se está usando um Wi-Fi público.
Eis um conselho comum, mas fundamental: atualize regularmente suas senhas – afinal códigos antigos podem vazar a qualquer momento. Para uma proteção robusta das suas contas, use combinações complexas de letras, números e símbolos e evite datas ou palavras fáceis, como aniversários ou nomes. Se possível, habilite também a autenticação multifatorial para uma camada adicional de segurança.
O final do ano é uma época propícia para tentativas de golpe de phishing. É essencial, portanto, ter cuidado com e-mails não solicitados, especialmente aqueles que afirmam oferecer descontos ou promoções boas demais para ser verdade. Atente-se ao fato de que empresas legítimas normalmente não solicitam informações confidenciais nem pagamentos por e-mail. Em caso de dúvida, visite diretamente o site oficial em vez de clicar nos links dos e-mails.
Para uma melhor experiência, é recomendável também optar por métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito ou carteiras digitais. Isso porque eles oferecem camadas adicionais de proteção contra fraudes, como a capacidade de contestar cobranças não autorizadas. Evite formas de pagamento como depósitos e boletos, pois elas não proporcionam as mesmas garantias.
Mantenha os olhos atentos aos seus extratos bancários para verificar se está tudo de acordo e não há nenhuma atividade suspeita. Quanto mais cedo o usuário identificar e denunciar transações não autorizadas, mais rápido poderá resolver quaisquer problemas que surjam. Algumas instituições financeiras também oferecem alertas de transações em tempo real, o que permite que os clientes recebam notificações a cada compra realizada com seu cartão. Se essa for uma opção, é recomendável tê-la ativa.
Certifique-se de que seu computador, smartphone e quaisquer outros dispositivos usados para compras online estejam executando as atualizações de software mais recentes. Essas atualizações geralmente incluem patches de segurança que protegem contra vulnerabilidades conhecidas e garantem uma maior proteção. Além disso, manter um software antivírus e antimalware atualizado pode incrementar ainda mais sua segurança.
Antes de fazer uma compra de um vendedor online desconhecido, separe um tempo para pesquisar e ler comentários de outros clientes. Comentários genuínos fornecem informações valiosas sobre a confiabilidade do vendedor e a qualidade de seus serviços. Na dúvida, não finalize a compra.
Siga essas dicas e sua experiência de compras de final de ano será bem mais segura e com muito menos estresse.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Queda de asa delta foi no Morro do Santo Antônio, em Caraguá (Crédito: Divulgação/ CB)
Um homem foi resgatado pelo Corpo …
1 dia atrásSirenes irão alertar moradores sobre risco de inundações com antecedência (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de São Luiz do Paraitinga)
A primeira sirene …
2 dias atrásHemocentro de SJC pede por doações de sangue, após baixa no estoque no feriado de Páscoa (Crédito: Reprodução/ pexels)
Com baixa …
2 dias atrásFundação Casa de SJC não vai mais fechar; funcionamento foi garantido pela Justiça (Crédito: Reprodução/ Instagram @fundacaocasasp)
A unidade da Fundação …
2 dias atrás(Créditos: Instagram/Idealiza Cidades)
O Parque Una, que será construído no Terreno das Vaquinhas, em São José dos Campos, ainda é apenas …
3 dias atrásColeta de objetos que possam ser criadouros para dengue será em 7 bairros de SJC (Crédito: Claudio Vieira/ PMSJC)
Como parte …
3 dias atrásPrefeitura de SJC vai restaurar jardins de Burle Marx, da casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade (Crédito: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásApós registro de primeira morte por febre amarela em Taubaté, Prefeitura alerta sobre vacinação (Crédito: Reprodução)
A Prefeitura de Taubaté divulgou …
4 dias atrás70 cachorros e 5 gatos estarão na feira de adoção em SJC (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) …
4 dias atrás(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
4 dias atrás