Fico, portanto, matutando o que os bichos devem achar de nós humanos. Os que sobreviveram às chamas, claro!

Camaleão (Créditos: Pexels/Egor Kamelev)
Os hominídeos descobriram como usar o fogo há 1,4 milhão de anos, o que foi um passo gigante na evolução da espécie, a data é da Enciclopédia Britânica. Usavam o fogo para se aquecer e cozinhar os alimentos, como fazemos ainda hoje.
No entanto, hoje, o domínio sobre as labaredas pelos humanos virou motivo de alarme por toda a Natureza.
O Pantanal está em chamas, o interior de São Paulo também, e há quem diga que a maior parte das queimadas foi iniciada por humanos. E não, por exemplo, por raios! Nem chovendo está neste inverno!
Onças, antas, jacarés, lobos e diversos outros bichos foram queimados nos últimos dias em uma tragédia registrada em vídeos pelas equipes de resgate!
Leia mais: Será que a culpa é mesmo do remédio?
Os animais silvestres devem ter percebido que foi depois que chegamos aos milhões que o relógio do clima começou a desandar. Hora mais rápido, pulando do outono para o inverno, e hora mais lento, parando em um quase eterno verão.
O que teria sido do mundo se um destes incendiários tivesse entrado na Arca de Noé? Perguntam os religiosos.
Os bichos falam, nós é que não os entendemos ainda. Mas quem sabe, um dia, até com a ajuda da IA, falaremos direta e francamente com os animais das matas e campos.
Do interior paulista e do Pantanal, virá, com certeza, uma pergunta: “quem eram aqueles irracionais com as tochas nas mãos?”
Acompanhe também: