O calor extremo registrado nestes dias no Brasil é fenômeno que desagrada e faz muito mal à saúde dos pets. Pelo visto, a conta das mudanças climáticas, provocadas pelo desmatamento e a poluição oriunda das atividades humanas, já chegou. Os bichos não têm culpa nisso, mas já sofrem com as consequências.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um Alerta Laranja de Perigo para a região Sudeste do País devido ao calor extremo registrado na semana passada e o previsto para esta semana. As regiões Centro-Oeste e Sul do País estão em Alerta Vermelho. Foram registradas temperaturas 5°C acima da média do mês.
(Foto: Aleyna Demir)
Na cidade de São Paulo, os termômetros registraram no domingo, dia 12/11, temperatura de 37°C, a mais alta para novembro dos últimos 19 anos. Tempo quente e seco, nas ruas, os termômetros marcaram 40°C.
Na cidade do Rio de Janeiro, na estação de Irajá, no subúrbio, a temperatura registrada foi de 42,5°C. Mas a sensação térmica chegou a 50°C para os humanos.
Já imaginaram qual a sensação térmica para um peludo?
Cães e gatos sofrem demais com o calor e podem apresentar quadro grave de saúde. Os caninos e os felinos não combinam com altas temperaturas dos climas tropical e subtropical do Brasil. E são ameaçados pelos fenômenos extremos, como a onda de calor.
São espécies adaptadas ao clima frio e temperado, pois não suam, e a transpiração (como a dos humanos e dos cavalos) é sistema eficiente de resfriamento do organismo. Além disso, o coração está mais perto do chão quente do que os dos humanos.
Veja mais: Quem agride animais é ameaça à sociedade
Os riscos dos amigos de quatro patas apresentarem desidratação, problemas cardíacos e hipertermia são maiores. Em casos graves, eles vão a óbito.
Os tutores devem estar atentos aos alertas do Instituto Nacional de Meteorologia.
Abaixo, algumas orientações do autor deste blog:
As mudanças climáticas já chegaram! O planeta aqueceu!
Vamos ajudar os pets. A culpa não é deles, se há culpados são os seres humanos, com atividades que reduziram o tamanho das florestas e com a queima do petróleo e do carvão, por exemplo.
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
21 horas atrásSão José precisa vencer o Vasco fora de casa para continuar vivo no NBB (Créditos: Léo Lenzi/Agência NTZ)
O São José Basketball foi …
21 horas atrásPasseio Ciclístico em Jacareí (Créditos: Divulgação/PMJ)
Para encerrar as comemorações do aniversário de 373 anos de Jacareí, a Prefeitura promove no …
2 dias atrásObra na zona oeste de São José, prevista para 2019, foi entregue em 2020 (Créditos: Charles de Moura/PMSJC)
A Justiça condenou …
2 dias atrásMarcelo Marelli é o novo técnico do São José (Créditos: Reprodução/Instagram)
O São José Esporte Clube acertou a contratação do técnico Marcelo Marelli, de …
3 dias atrás(Créditos: Divulgação)
A frota do transporte público de Caçapava agora conta com 100% dos veículos equipados com Wi-Fi, garantindo mais conectividade …
3 dias atrásRafael Tomé garantiu seu primeiro pódio no ano durante o STU em Criciúma (Créditos: skatetotalurbe)
Rafael Tomé, joseense de 18 anos, …
3 dias atrásÔnibus ficou com a parte frontal destruída após bater em caminhão na Dutra em Silveiras (Crédito: Reprodução/ Diário do Transporte)
Um …
3 dias atrásSão José e Vasco da Gama disputam uma vaga entre as oito melhores equipes do NBB (Créditos: Mauricio Almeida/R10 Score …
3 dias atrásBombeiros foram acionados e resgataram bicho-preguiça em risco na Martim de Sá em Caraguatatuba (Crédito: Divulgação/ CB)
Um bicho-preguiça em situação …
4 dias atrás