As mudanças climáticas em nosso planeta já são inquestionáveis e a cada dia novos eventos extremos da natureza assustam os cidadãos.
Chuvas torrenciais, deslizamentos, ventanias e enchentes (para citar apenas alguns) causam inúmeras vítimas humanas e prejuízos materiais.
Mas esses eventos extremos não poupam também os pets, hoje integrantes de muitas famílias.
Agente da Defesa Civil atuando em resgates em São Sebastião, no fim de fevereiro – Foto: (Divulgação/Governo de São Paulo)
Temos, porém, uma boa notícia no estado de São Paulo. Uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, realizada no final de março, buscou a união de forças para que a ajuda aos animais em situações de desastre seja mais efetiva, organizada e técnica. Melhor para os bichos, para seus tutores que os amam, para todos.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), Odemilson Mossero, sentou-se à mesa com o diretor da Defesa Civil estadual, Tenente Coronel Araújo Monteiro, para formalizar o engajamento do Conselho e dos médicos veterinários nas ações destinadas a ajudar comunidades vítimas de desastre, como o ocorrido no Carnaval no município de São Sebastião, no Litoral Norte paulista.
A partir do protocolo de intenções apresentado pela Defesa Civil, o CRMV-SP passa a integrar o Centro de Voluntariado, importante braço nas ações de resgates em todo o estado. O objetivo é fazer com que essas ações contemplem também o bem-estar dos animais.
Leia também: Ração ou comida caseira? O que é melhor para o pet?
O Conselho tem muito a contribuir com um plano de ação conjunta. A entidade, que representa os médicos veterinários de todo o estado, tem uma comissão, a de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, atuante e com pessoal especializado no assunto.
Além disso, o Conselho mantém contato com os Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) espalhados pelas cidades paulistas, do litoral e do interior, que podem ajudar com pessoal e equipamentos nestas situações de resgate de pets.
Como diriam os cãozinhos e os gatinhos: DEMOROU!
Acompanhe também:
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
Queda de asa delta foi no Morro do Santo Antônio, em Caraguá (Crédito: Divulgação/ CB)
Um homem foi resgatado pelo Corpo …
1 dia atrásSirenes irão alertar moradores sobre risco de inundações com antecedência (Crédito: Reprodução/ Prefeitura de São Luiz do Paraitinga)
A primeira sirene …
2 dias atrásHemocentro de SJC pede por doações de sangue, após baixa no estoque no feriado de Páscoa (Crédito: Reprodução/ pexels)
Com baixa …
2 dias atrásFundação Casa de SJC não vai mais fechar; funcionamento foi garantido pela Justiça (Crédito: Reprodução/ Instagram @fundacaocasasp)
A unidade da Fundação …
2 dias atrás(Créditos: Instagram/Idealiza Cidades)
O Parque Una, que será construído no Terreno das Vaquinhas, em São José dos Campos, ainda é apenas …
3 dias atrásColeta de objetos que possam ser criadouros para dengue será em 7 bairros de SJC (Crédito: Claudio Vieira/ PMSJC)
Como parte …
3 dias atrásPrefeitura de SJC vai restaurar jardins de Burle Marx, da casa Olivo Gomes, no Parque da Cidade (Crédito: Claudio Vieira/PMSJC)
A …
4 dias atrásApós registro de primeira morte por febre amarela em Taubaté, Prefeitura alerta sobre vacinação (Crédito: Reprodução)
A Prefeitura de Taubaté divulgou …
4 dias atrás70 cachorros e 5 gatos estarão na feira de adoção em SJC (Créditos: Claudio Vieira/PMSJC)
A Prefeitura de São José dos Campos (SJC) …
4 dias atrás(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
4 dias atrás