Foto: Reprodução
Uma caminhada com seu cãozinho por campos e parques pode terminar em pesadelo se faltar a proteção adequada contra os carrapatos. O parasita é atraído pelo calor do corpo e pela pelagem dos caninos e uma vez que se alimente do sangue pode transmitir duas doenças graves: a Erliquiose, provocada por uma bactéria, e a Babesiose, causada por protozoário. A infecção em gatos é mais rara.
As duas doenças são consideradas graves, podem causar o óbito, uma vez que a bactéria Ehrlichia canis e o protozoário Babesia canis são hemoparasitas, portanto a infecção ocorre no sangue.
As doenças causam apatia, falta de apetite, febre e anemia nos animais. No exame laboratorial, o número de plaquetas aparecem em níveis baixos alarmantes, o que ocasiona sangramentos no paciente. O diagnóstico correto exige exames de sorologia para Ehrlichia e Babesia, e até PCR. Na forma crônica da doença, os sintomas muitas vezes demoram meses para aparecer.
A ocorrência da Erliquiose vem aumentando em todo o Brasil devido principalmente a presença do vetor, o carrapato Rhipicephalus sanguineus, conhecido como carrapato “marrom do cão”, em áreas rurais e urbanas, afirma Daniel Moura de Aguiar, na tese de doutorado “Aspectos Epidemiológicos da Erliquiose Canina no Brasil”, defendida na Universidade de São Paulo (USP), em 2006.
O tratamento é complexo e longo. Na verdade, são dois tratamentos: um a base de antibiótico e outro com antiparasitário injetável. A certeza de cura no caso da Erliquiose não é de 100%, uma vez que a bactéria pode não estar mais na circulação sanguínea, mas abrigar-se no baço.
Neste caso, vale mesmo o ditado: prevenir é melhor do que remediar.
É necessário manter os amigos caninos protegidos contra os carrapatos. Não podemos nem pensar em parar de passear com os cães, pois eles são caminhantes por natureza, e necessitam também do contato com outros da espécie. A solução adequada é o uso regular nos cães de produtos de qualidade contra carrapatos. São produtos disponíveis nas petshops de todo o País: alguns na forma de pipeta com soluções a serem despejadas na pele do dorso, outros na forma de comprimidos mastigáveis e ainda as do tipo coleiras contra carrapato.
No entanto, a ação da maioria destes produtos de qualidade é limitada a um mês. Os tutores não podem esquecer a data de renovação da proteção.
Quer ficar atualizado sobre as notícias da região?
Entre no nosso grupo do WhatsApp!
(Créditos: Adenir Britto/PMSJC)
São cerca de 600 voluntários envolvidos na organização da 45ª edição da Festa do Trabalhador, que acontece na …
20 horas atrásSão José precisa vencer o Vasco fora de casa para continuar vivo no NBB (Créditos: Léo Lenzi/Agência NTZ)
O São José Basketball foi …
20 horas atrásPasseio Ciclístico em Jacareí (Créditos: Divulgação/PMJ)
Para encerrar as comemorações do aniversário de 373 anos de Jacareí, a Prefeitura promove no …
2 dias atrásObra na zona oeste de São José, prevista para 2019, foi entregue em 2020 (Créditos: Charles de Moura/PMSJC)
A Justiça condenou …
2 dias atrásMarcelo Marelli é o novo técnico do São José (Créditos: Reprodução/Instagram)
O São José Esporte Clube acertou a contratação do técnico Marcelo Marelli, de …
3 dias atrás(Créditos: Divulgação)
A frota do transporte público de Caçapava agora conta com 100% dos veículos equipados com Wi-Fi, garantindo mais conectividade …
3 dias atrásRafael Tomé garantiu seu primeiro pódio no ano durante o STU em Criciúma (Créditos: skatetotalurbe)
Rafael Tomé, joseense de 18 anos, …
3 dias atrásÔnibus ficou com a parte frontal destruída após bater em caminhão na Dutra em Silveiras (Crédito: Reprodução/ Diário do Transporte)
Um …
3 dias atrásSão José e Vasco da Gama disputam uma vaga entre as oito melhores equipes do NBB (Créditos: Mauricio Almeida/R10 Score …
3 dias atrásBombeiros foram acionados e resgataram bicho-preguiça em risco na Martim de Sá em Caraguatatuba (Crédito: Divulgação/ CB)
Um bicho-preguiça em situação …
4 dias atrás