
A cantora e compositora Tássia Reis, de Jacareí, é a nova artista a se apresentar no Tiny Desk Brasil, projeto inspirado na versão norte-americana criada pela NPR (National Public Radio).
O episódio, lançado nesta terça-feira (11), traz uma performance intimista e cheia de personalidade da artista, que se junta a nomes como Ney Matogrosso, Péricles, Céu e João Gomes na série musical.
Convite que veio do sonho
“Chorei de verdade”, contou Tássia à jornalista Lorena Calabria, que conduz as entrevistas com os artistas convidados, sobre o momento em que recebeu o convite. “Sei que muitas portas ainda vão se abrir, mas já me senti abençoada e honrada. E pensei: ‘vou amassar’, fazer tudo com muito amor.”
O Tiny Desk Brasil revelou que o programa estava na lista de desejos da artista, mas ela não imaginava que o chamado viria tão cedo. Natural de Jacareí, Tássia mudou-se para São Paulo aos 20 anos e iniciou a carreira com o single “Meu Rap Jazz”.
Desde então, construiu uma trajetória sólida com quatro álbuns lançados, o mais recente “Topo da Minha Cabeça”, além de colaborações com Rashid, AXL, Marcelo D2 e o coletivo feminino Rimas & Melodias.
Um show de rap, soul e jazz no Tiny Desk Brasil
Tássia dominou o estúdio do Tiny Desk Brasil com energia, entusiasmo, elegância e uma banda afiada no groove. O formato do programa, que permite interpretações intimistas e arranjos reformulados para um tom mais acústico, foi um desafio para a cantora, mas não a intimidou.
“A gente amou. Ficamos tão acostumados em usar todos os recursos que foi muito interessante ter que repensar, entender que há valor em fazer as coisas soarem de outra forma.”
Cantar sem retorno, apenas da garganta para o microfone, trouxe a lembrança de cantar no banheiro. “Talvez seja a coisa que eu faço há mais tempo”, brincou. “Aqui tem a mesma energia, porque me sinto livre”, disse. A cantora ainda fez graça com possíveis nomes para o episódio: “Tássia Desk” ou “Tiny Tássia”.
O repertório do programa passeia por diferentes fases da carreira de Tássia e apresenta misturas entre rap, soul, R&B, samba e jazz. Confira:
Setlist:
- Bem Longe do Fim
- Topo da Minha Cabeça
- Dollar Euro — com participação de Monna Brutal
- Vida de Atriz
- Asfalto Selvagem
Banda completa, som redondo
Tássia foi acompanhada por oito músicos durante o programa:
- Felipe Pizzutiello — baixo e direção musical
- Filipe Coimbra — guitarra
- Deusnir Souza — teclados
- Alex Culin — percussão
- Daniel Pinheiro — bateria
- DJ Dedé 3D — scratches
- KABRAW e Jhow Araújo — backing vocals