Há 70 anos, o ex-presidente Getúlio Vargas, um dos mais emblemáticos personagens da história política brasileira, deu uma canetada que mudou o rumo da advocacia joseense. Foi ele, ou ao menos reza a lenda, quem assinou a autorização para funcionamento da Fauldade de Direito da Univap (Universidade do Vale do Paraíba). E detalhe: isso aconteceu às pressas dentro de um elevador.
A história é popular e foi confirmada ao portal spriomais pelo atual vice-reitor Sérgio Bacha, mas ganhou corpo e registros na tese de mestrado de Maria Helena Alves da Silva em 2017.
A dissertação, feita pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Univap, aborda a criação da faculdade e sua influência na relação da elite joseense com a Academia do então recém-nascido ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o CTA (Centro Técnico Aeronáutico).
O trabalho diz que um funcionário apelidado de “Zé Automóvel” foi ao gabinete da presidência, aquela época no Rio de Janeiro, para conseguir a autorização. O presidente Getúlio Vargas estava com bastante pressa para seus compromissos e, abordado no elevador por Zé, despachou de lá mesmo. O documento também foi assinado por Antônio Balbino, ministro da Educação de Vargas.
No entanto, ao analisar as assinaturas do documento, fica claro que ambas foram escritas com a mesma grafia. E pior: nenhuma delas se parece totalmente com as assinaturas de Vargas e Balbino em outros registros.
O “B” de “Balbino” até pode passar a impressão de que, na verdade, quem poderia ter assinado foi o ministro. Mesmo assim não é fácil de garantir, já que o restante das letras do nome também é diferente na comparação.
“Independentemente de quem realmente assinou o documento, o fato de que essa história era amplamente conhecida na época e ainda é contada hoje mostra a transformação de uma memória privada em uma memória cultivada por diversas outras pessoas, que a transformaram em um bem público”, diz Silva em sua dissertação.
A Faculdade de Direito da Univap foi autorizada em janeiro de 1954, fez seu primeiro vestibular em fevereiro e iniciou as aulas em março do mesmo ano. Hoje ela é consolidada a principal da universidade.
“Ela sempre foi o carro-chefe, é um curso importantíssimo porque forma profissionais para enfrentar o mercado. E foi a partir do curso de Direito que surgiram os outros cursos. A mãe de toda a universidade é a faculdade de Direito”, afirmou Bacha ao podcast talkmais.
Acompanhe também:
O Natal chegou ao CenterVale Shopping de uma forma especial este ano! Para tornar a temporada de festas ainda mais …
23 horas atrásOs coletores de lixo de Jacareí (SP) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (2). A paralisação, que não tem …
1 dia atrásA Prefeitura de Taubaté anunciou vai ampliar os horários de ônibus do transporte público a partir desta segunda-feira (2) devido …
1 dia atrásO Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos abre o mês de dezembro com 697 vagas de …
2 dias atrásO atacante Yuri Alberto, natural de São José dos Campos, está vivendo a sua melhor temporada como jogador profissional de futebol …
2 dias atrásOs joseenses que trafegam pela Rua Benedito Julião Machado, localizada na Vila Tupi, precisam ficar atentos, porque a rua será interditada …
2 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que algumas vias na região do Jardim das Indústrias estarão interditadas neste domingo (1) devido à …
3 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que o Parque Santos Dumont, localizado na Rua Presidente Eng. Prudente Meireles de Moraes, 1000, …
3 dias atrásO São José Basquete mais uma vez dominou a Farma Conde Arena, ao vencer o União Corinthians por 98 a 82, na …
3 dias atrásAs obras de instalação da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, região sul da cidade, estão …
4 dias atrás