O 34º Festidança, um dos maiores festivais de dança do Brasil, começa nesta quarta-feira (12) em São José dos Campos, reunindo bailarinos, coreógrafos, amantes da dança e artistas de diferentes partes do Estado.
Durante cinco dias, até domingo (16), a cidade será palco para grupos dos mais variados estilos se apresentarem, com a programação gratuita.
A abertura do festival será com “Corpos Velhos – para que servem?”, um dos espetáculos mais emblemáticos e aplaudidos do país, segundo a Prefeitura.
O encontro dos artistas Célia Gouvêa, Décio Otero, Luis Arrieta, Lumena Macedo, Marika Gidali, Neyde Rossi, Mônica Mion, Iracity Cardoso e Yoko Okada reunirá no palco do Teatro Municipal uma geração pioneira da dança cênica brasileira.
Neste ano, mostras paralelas dos estilos dança clássica, dança contemporânea, danças étnicas e populares, dança de salão e danças urbanas irão acontecer de quinta-feira e domingo.
Além disso, o Festidança também promoverá workshops e residências artísticas com Renata Costa, Lili de Grammont, Cristian Duarte e Luaa Gabanini.
Exposição, instalação audiovisual e intervenções estão programadas para acontecer no Centro Cultural Clemente Gomes e no Cine Teatro Benedito Alves.
O evento, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tem como objetivo valorizar a cultura e contribuir para o fortalecimento da criação, produção artística e integração e o intercâmbio entre os grupos de dança.
Leia mais: Instituto Baccarelli é a atração principal do Mais Gastronomia
Além disso, o festival também estimula a formação de público e presenteia a população com espetáculos variados, de qualidade e gratuitos, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens.
Nesta edição, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo recebeu a inscrição de 381 propostas, de 26 cidades do país, representando um crescimento de 57,4% em relação à edição de 2023, quando foram 242 inscritos.
Acompanhe também: