Foi mesmo um breve acorde nas redes sociais. Que se aguarde o rufar dos tambores: o Centro de Documentação Musical (CDM), em São José dos Campos, apresentará ao público até meados de fevereiro a sua fonoteca. O anúncio foi feito pela musicóloga coordenadora do CDM Raquel Aranha. O site do projeto ainda está em construção.
Os materiais estão sendo selecionados, as estantes, posicionadas. “Você poderá ter acesso a um espaço agradável, lindo e com muito material musical para ouvir e pesquisar”, escreveu Raquel.
Criado em 2022 para resgatar, organizar e preservar a memória musical de São José dos Campos, o CDM decidiu abrir parte do acervo que colecionou nesse breve percurso, em mais uma iniciativa de inclusão.
Destaque para discos e acetados, alguns da primeira metade do século passado, além de áudios de educação musical. Livros sobre música também estarão disponíveis para especialistas.
Abrigado no Pavilhão Marina Crespi, o CDM é resultado de uma parceria entre a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), gestora do Parque Vicentina Aranha, e a SOCEM (Sociedade de Educação e Cultura Musical de São José dos Campos), tradicional entidade que apoia e promove concertos e master classes em Educação Musical.
O CDM realizou em 2023, por exemplo, uma afetiva exposição com material iconográfico expondo a trajetória do maestro Sérgio Weiss, pianista joseense cuja orquestra encantava os bailes nos clubes locais nos anos 60/70.
Outra boa leitura: A coleção de flâmulas do reitor-matemático do ITA, professor Lacaz
Instalado em um daqueles espaços históricos do Parque Vicentina Aranha (período sanatorial), o pavilhão está completamente restaurado e ganhará ainda mais visibilidade nesse ano de 100 anos do Parque Vicentina.
Raquel tem se dedicado ao CDM de corpo e alma e orgulha-se do ineditismo do projeto. Pode ser vista com sua pequena e brava equipe, de jaleco branco e luvas, manipulando os documentos, discos, partituras que o CDM tem recebido de toda gente que tem um “pedaço” musical da cidade para contar, para doar e relembrar.
(Essa atividade no CDM existe quando Raquel não está se apresentando com seu precioso violino, integrante que é da Orquestra de Câmara Barroca, parte do Núcleo de Música Antiga do CAEB (Centro Ambiental Artístico Cultural Edoardo Bonetti). Ou quando se soma aos bandolinistas locais emprestando sempre seu talento e disposição.
Horários de visitação (com agendamento):
Localização:
Pavilhão Marina Crespi – Parque Vicentina Aranha, rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, n° 302, Vila Adyana – São José dos Campos
Contato:
Acompanhe também:
No segundo jogo da final do Paulista, o São José Basketball até lutou, mas foi superado pelo Franca e ficou …
22 horas atrásO famoso Terreno das Vaquinhas, na zona oeste da cidade, está cada vez mais perto de se concretizar como um …
2 dias atrásA Justiça concedeu decisão favorável à Prefeitura de São José dos Campos (SJC) e suspendeu a liminar que determinava redistribuição …
2 dias atrásNo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, o São José Basketball perdeu para o Franca, por 82 a 68, …
3 dias atrásA primeira partida da final do Paulista de Basquete 2024 será disputada nesta segunda (7), às 20h, na Farma Conde …
4 dias atrásUm carro da Prefeitura de Jacareí pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (7), no centro do município.
O veículo …
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) abriu processo seletivo para contratação de profissionais de …
4 dias atrásUm motorista, ainda não identificado, provocou o atropelamento de um grupo de jovens na noite de sexta (4) no Urbanova, …
6 dias atrásO Burguer King vai dar uma batata frita média ou uma onion rings, de mesmo tamanho, para os eleitores que …
7 dias atrásA partir desta segunda (7), motoristas de São José dos Campos, vindos do bairro Limoeiro, devem se atentar a um …
7 dias atrás