A Ucrânia é um dos poucos países no mundo onde o provérbio inglês “Christmas comes but once a year” (“O Natal só vem uma vez por ano”) pode não fazer tanto sentido.
Isso porque, atualmente, celebram-se dois Natais aqui: um em 25 de dezembro, outro no dia 7 de janeiro. Em um país historicamente dividido entre Ocidente e Oriente, nem mesmo este feriado escapa ao movimento da Ucrânia em direção à Europa.
Para entender esta diferença, é preciso lembrar que a principal religião na Ucrânia é o cristianismo ortodoxo. Até a separação entre a igreja ortodoxa ucraniana e a ortodoxa russa, em 2018, os ucranianos celebravam o Natal seguindo o calendário juliano, como a maioria dos países ortodoxos. Nos países de maioria católica, o Natal sempre foi celebrado segundo o calendário gregoriano, o que equivale a uma diferença de 13 dias entre um e outro.
Por isso, enquanto que o Natal na Europa Ocidental celebrava-se no dia 25, o Natal na Europa Oriental e na Rússia vinha só após o Ano Novo, no dia 7 de janeiro.
Foi só em 2017, sob decreto do então presidente Poroshenko, que o dia 25 passou a ser feriado público na Ucrânia. Parte da aproximação crescente da Ucrânia ao ocidente, a decisão foi muito bem recebida pelas minorias católicas de origem húngara e polonesa, mas no geral não atraiu tanta atenção quanto seria de se esperar, por um simples motivo: o Ano Novo, e não o Natal, é o principal feriado na Ucrânia.
Isso mesmo: é antes do Ano Novo que são decoradas as árvores. É no Ano Novo que vem o “Did Maroz”, ou Avô Gelo — o equivalente do nosso Papai Noel. É no Ano Novo que se dão os presentes.
Essa outra diferença se explica pelo passado soviético da Ucrânia. A oposição comunista à religião em muitos casos chegava a uma perseguição direta, mas mais comumente se manifestava como uma desaprovação geral do partido por tudo aquilo que era visto como símbolo religioso — inclusive o Natal.
Como era impossível erradicar inteiramente o Natal, a solução foi disfarçá-lo de outro feriado. Foi fundido com as celebrações do Ano Novo e despojado de referências à religião. (Irônico, talvez, considerando-se que um processo similar aconteceu igualmente no mundo capitalista.)
Voltando à questão do Natal: de 2017 a 2022, tivemos dois feriados públicos para o Natal. Contudo, após a invasão russa de 2022, o dia 7 de janeiro foi abandonado, por ser associado com a igreja ortodoxa russa. Esse ano, a Ucrânia oficialmente celebra apenas o 25. Mas hábito enraizado dificilmente muda, e muita gente afirma que continuará celebrando o tradicional jantar de 7 de janeiro (quando se servem pratos típicos como kutyá, kolátch e vareneki, entre outros mais).
Em um grupo de amigos que estão se preparando para cantar koliadki (as tradicionais músicas ucranianas da temporada) em Kyiv, começou uma discussão: alguns protestam que as celebrações devem ser feitas apenas em dezembro, e que o “Natal de janeiro” é herança russa. Outros acham as duas datas válidas. Como tantos outros temas na Ucrânia, as divergências persistem.
Mas é justamente isso que faz da Ucrânia um país tão fascinante — e tão resiliente. Em meio à guerra e à incerteza dos meses e anos futuros, os ucranianos ainda encontram tempo e interesse para discutir e celebrar as datas de sempre. Nem a guerra, nem os bombardeios incessantes conseguem derrubar o espírito natalino ucraniano.
Bônus: Lembra-se da famosa música de Natal Carol of the Bells, que inclusive foi incorporada à trilha sonora do clássico “Esqueceram de mim“? Pois ela nada mais é do que uma versão adaptada ao inglês da antiga Shchedryk (Щедрик), de autoria do compositor ucraniano Mykola Leontovych e introduzida ao mundo ocidental em 1919, quando a Ucrânia tentava, sem sucesso, obter sua independência.
Confira como soa a versão original em ucraniano aqui: Щедрик (Ukrainian version of Carol of the Bells)
Acompanhe também:
O Natal chegou ao CenterVale Shopping de uma forma especial este ano! Para tornar a temporada de festas ainda mais …
22 horas atrásOs coletores de lixo de Jacareí (SP) iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (2). A paralisação, que não tem …
23 horas atrásA Prefeitura de Taubaté anunciou vai ampliar os horários de ônibus do transporte público a partir desta segunda-feira (2) devido …
23 horas atrásO Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos abre o mês de dezembro com 697 vagas de …
2 dias atrásO atacante Yuri Alberto, natural de São José dos Campos, está vivendo a sua melhor temporada como jogador profissional de futebol …
2 dias atrásOs joseenses que trafegam pela Rua Benedito Julião Machado, localizada na Vila Tupi, precisam ficar atentos, porque a rua será interditada …
2 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que algumas vias na região do Jardim das Indústrias estarão interditadas neste domingo (1) devido à …
3 dias atrásA Prefeitura de São José dos Campos anunciou que o Parque Santos Dumont, localizado na Rua Presidente Eng. Prudente Meireles de Moraes, 1000, …
3 dias atrásO São José Basquete mais uma vez dominou a Farma Conde Arena, ao vencer o União Corinthians por 98 a 82, na …
3 dias atrásAs obras de instalação da cobertura retrátil na piscina do Centro Esportivo do Jardim Morumbi, região sul da cidade, estão …
4 dias atrás