As cidades têm se transformado em um amontoado de concretos de pé igualmente sem graça. Construções estão perdendo personalidade, pontas, curvas, tinta e detalhes. A arquitetura tem se adaptado à falta de espaços e às aglomerações. O que é velho, sai. O que é novo, mais depressa fica velho.
O Solar da Viscondessa de Tremembé, no Centro de Taubaté, é um dos prédios que resiste ao tempo e à urbanização acelerada. Construído no século 19, o casarão hoje abriga a Pró-Reitoria de extensão da Universidade de Taubaté (Unitau) e foi palco das celebrações do aniversário de 49 anos da faculdade no início de dezembro.
São dois andares com muita história para ser deixada para trás. É por isso que a universidade anunciou planos para revitalizar o prédio e começou por ele o novo Circuito Histórico, anunciado nas celebrações do aniversário.
As reformas do Solar e de tantos outros edifícios da universidade necessitam de uma verba que não existe nos cofres atualmente. De acordo com a Unitau, a casa da Pró-Reitoria de extensão ainda não foi contemplada em nenhum edital, mas há possibilidades em análise.
A universidade deve inscrever o prédio em editais da Lei Rei Rouanet e do ProAC, programa de incentivo à cultura estadual. Além desses, uma outra aposta é um edital dos Estados Unidos que oferece os recursos para revitalizações de construções antigas.
Essa busca pelo resgate da estruturas do Solar vem por conta do valor emocional de construções desse tipo, justamente o que o Circuito Histórico quer assegurar. O projeto começou com a instalação de um toten no Solar da Viscondessa com informações sobre sua fundação e detalhes do passado que não são decifrados pelos visitantes só observando a arquitetura.
Os totens contarão todos com QR codes que direcionam para a página do projeto, onde se encontra o roteiro completo do Circuito Histórico.
“Durante o ano de 2024, outros prédios entrarão no circuito, como os Departamentos de Arquitetura e de Ciências Sociais, Letras e Pedagogia, o de Ciências Jurídicas, a Central do Aluno, o Campus do Bom Conselho e a própria reitoria atual. A ideia é que o pessoal consiga fazer um passeio histórico, arquitetônico e cultural pela cidade, guiando-se pelos totens”, descreve o projeto.
No segundo jogo da final do Paulista, o São José Basketball até lutou, mas foi superado pelo Franca e ficou …
1 dia atrásO famoso Terreno das Vaquinhas, na zona oeste da cidade, está cada vez mais perto de se concretizar como um …
2 dias atrásA Justiça concedeu decisão favorável à Prefeitura de São José dos Campos (SJC) e suspendeu a liminar que determinava redistribuição …
2 dias atrásNo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, o São José Basketball perdeu para o Franca, por 82 a 68, …
3 dias atrásA primeira partida da final do Paulista de Basquete 2024 será disputada nesta segunda (7), às 20h, na Farma Conde …
4 dias atrásUm carro da Prefeitura de Jacareí pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (7), no centro do município.
O veículo …
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) abriu processo seletivo para contratação de profissionais de …
4 dias atrásUm motorista, ainda não identificado, provocou o atropelamento de um grupo de jovens na noite de sexta (4) no Urbanova, …
6 dias atrásO Burguer King vai dar uma batata frita média ou uma onion rings, de mesmo tamanho, para os eleitores que …
7 dias atrásA partir desta segunda (7), motoristas de São José dos Campos, vindos do bairro Limoeiro, devem se atentar a um …
7 dias atrás