A Ponte Estaiada de SJC se tornou um dos principais, senão o mais famoso cartão-postal da cidade localizada no interior de São Paulo.
Ponte Estaiada de SJC (Claudio Vieira/PMSJC)
A ponte ganhou fama por diversos motivos. A construção é linda e imponente, mas, para muitos moradores, pouco utilizada.
Na internet, o projeto gerou memes, principalmente por causa de sua aparência, que se assemelharia a um “bolinho caipira” gigante, iguaria típica da região de São José dos Campos e muito apreciada nas festas juninas.
Independentemente das brincadeiras e questionamentos acerca da necessidade e viabilidade do projeto, a Ponte Estaiada de SJC é hoje um marco arquitetônico e urbanístico da cidade.
Frequentemente iluminada com cores que representam campanhas ou apoios específicos, a estrutura chama atenção e traz um toque arrojado para a região da Avenida Jorge Zarur, onde está localizada.
No início de outubro, o Arco da Inovação, como a ponte estaiada é conhecida, está iluminada com a cor azul, em solidariedade a Israel, que declarou guerra à Palestina após invasão feita pelo Hamas na região de fronteira da Faixa de Gaza.
Ponte Estaiada de São José dos Campos passando por testes de iluminação (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)
Localizada próxima ao Colinas Shopping, a Ponte Estaiada de SJC foi inaugurada em 24 de maio de 2020, fazendo a ligação de importantes vias de São José dos Campos. São elas:
Embora muitas pessoas acreditem que a ponte seja pouco utilizada, a prefeitura construiu a estrutura com o objetivo de desafogar o trânsito no local.
Antes da obra, já passavam pela região cerca de 150 mil carros diariamente, além de 1.246 viagens de ônibus e 60 mil trabalhadores.
A Ponte Estaiada de SJC tem duas passarelas, uma pelo Anel Viário e outra pelo Córrego Senhorinha.
O complexo vai além da ponte, pois permitiu implementar uma série de melhorias no local, entre as quais estão as seguintes:
Leia também: O que fazer de diferente em SJC: conheça 7 atrações da cidade
A ponte estaiada de São José dos Campos faz parte do complexo viário do Arco da Inovação e é chamada de Ponte Estaiada Juana Blanco.
O projeto é considerado diferenciado, pois essa é a única ponte estaiada do país em “arco e curva”. A obra foi construída com técnicas menos agressivas ao meio ambiente e com mais economia.
O nome da ponte é uma homenagem a Juana Blanco, ex-primeira-dama de São José dos Campos, esposa do ex-prefeito da cidade, Emanuel Fernandes, que também foi deputado federal.
Contam os moradores da região que Juana Blanco tinha um carinho e cuidado especial pela praça que ficava no local antes da construção da ponte. Logo, era comum vê-la passeando e cuidando dos jardins da área.
Juana faleceu em 9 de março de 2013, aos 61 anos de idade. Ela lutou contra um câncer de pulmão por cerca de dois anos.
A Ponte Estaiada de SJC custou R$ 61,5 milhões, após o projeto receber diversos aditivos financeiros para complementar o orçamento inicial previsto, que era de R$ 48,5 milhões.
O Ministério Público chegou a questionar a prefeitura de SJC à época sobre a “eficácia do projeto” e a construção foi temporariamente interrompida por ordem da Justiça, tamanha repercussão do caso e embates judiciais.
Uma ponte estaiada é um tipo de estrutura que se caracteriza pelo uso de cabos de aço ou cordas de alta resistência que sustentam o vão principal da ponte a partir de torres ou mastros.
Esses cabos são dispostos em padrões que se assemelham a leques ou teias de aranha, distribuindo eficazmente o peso da ponte e permitindo vãos longos e elegantes, criando uma estrutura diferente, inovadora e marcante sob o ponto de vista arquitetônico.
As pontes estaiadas são conhecidas por sua aparência moderna, com torres altas e cabos suspensos que criam uma estética única. Por isso a ponte de São José dos Campos se tornou um importante cartão-postal da cidade.
A construção de pontes estaiadas é uma combinação do trabalho minucioso da engenharia civil com o design arquitetônico avançado. O foco desse tipo de construção é garantir eficiência estrutural e uma estética aprimorada.
Quando a Ponte Estaiada de SJC estava sendo desenvolvida, diversos estudantes foram atraídos à região para acompanhar o processo e entender a dinâmica da obra.
Em geral, esse tipo de ponte é usado em áreas urbanas onde existe a presença de água ou um terreno irregular, que exige soluções de travessia duradouras e eficientes.
A Ponte Estaiada de SJC tem números impressionantes e marcos muito característicos. Essa é a única ponte em arco e curva do Brasil.
São 100 metros de altura e os mastros que compõem o arco foram construídos de forma independente. A ponte possui 70 estais (cabos de aço) posicionados de forma tridimensional, considerados essenciais para sustentar a estrutura.
Foram utilizados 36 mil metros de cabos no estaiamento da ponte. A construção é maior do que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, que tem 30 metros de altura. A ponte equivale a um prédio de 33 andares.
(Foto: Reprodução Facebook Bauhaus Food)
Em algum momento, surgiu na internet um meme curioso: o da “ponte estaiada do bolinho caipira”. Nas fotos, as pessoas começaram a comparar o formato da ponte com o da guloseima regional.
A ponta arredondada e as curvas do “Arco da Inovação” lembrariam a iguaria tradicional das festas juninas do Vale do Paraíba.
Como todo meme de sucesso, a história ganhou uma grande proporção e algumas pessoas até passaram a chamar a ponte estaiada de SJC de “ponte do bolinho caipira”.
Concordando ou não com essa comparação, é fato que o meme rendeu boas risadas e se espalhou rapidamente entre os joseenses. O bom-humor da população é o que vale!
Com 100 metros de altura, a Ponte Estaiada de SJC atiça o desejo por adrenalina em aventureiros do universo do paraquedismo, bungee jump e outras atividades semelhantes.
Em 2020, por exemplo, um grupo de paraquedistas saltou da ponte, que ainda estava em construção. O organizador do salto, que não foi autorizado pela prefeitura, teria declarado à imprensa que o grupo, formado por 4 pessoas, estudou a região durante três semanas, a fim de entender as características do vento e do movimento antes de realizar o salto.
A aterrissagem foi concretizada na Avenida Jorge Zarur e, segundo os autores da proeza, “o base jump realizado é uma modalidade arriscada e com muita adrenalina, mas que foi executada por paraquedistas profissionais de uma empresa localizada em Boituva (SP)”.
Como dá para perceber, apesar de recente, a Ponte Estaiada de SJC já tem bastante história para contar.
A obra é um importante marco arquitetônico da cidade e foi construída para desafogar o trânsito na região do Colinas, beneficiar o transporte coletivo e otimizar os deslocamentos da população.
Você já passou pela Ponte Estaiada de SJC? Compartilhe conosco a sua experiência e opinião sobre essa obra icônica.
Acompanhe também:
O São José Futsal conquistou o bicampeonato da Liga Paulista em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Taubaté.
A partida …
A empresa de coleta de lixo, Beta Ambiental, onde o prefeito Anderson Farias (PSD) esteve em intervenção na manhã desta …
2 dias atrásAs faixas de parada exclusivas para motos em semáforos serão implantadas em mais 28 cruzamentos de São José dos Campos.
A …
Um caminhão carregado com ração pegou fogo na manhã desta quinta-feira (7) na rodovia Presidente Dutra em Roseira.
Segundo a PRF …
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) emitiu parecer favorável ao recurso da prefeitura contra a determinação de …
2 dias atrásDepois de uma dolorosa derrota em casa para o Fortaleza, nesta quarta (6), o Santos encara, pela primeira vez em …
2 dias atrásLogo na manhã desta quinta (7), o prefeito Anderson Farias (PSD) postou um vídeo nas redes sociais e afirmou que …
2 dias atrásO Conselho Municipal de Mobilidade Urbana anunciou nesta terça-feira (5) o pacote de obras viárias para 2024 em São José …
3 dias atrásApenas aguardando a sanção do prefeito José Saud (MDB), o projeto que institui a criação de um programa de escolas …
3 dias atrásAdquirir conhecimento num espaço lúdico e interativo, pode até tornar os estudos mais divertidos. E essa é uma das propostas …
3 dias atrás