Em meio às descobertas sobre a própria aparência, uma das dúvidas que mais afligem os adolescentes é relação à academia. Afinal, é saudável que os jovens entre 12 e 17 anos pratiquem este tipo de atividade física?
É neste período da vida que os hormônios do crescimento entram
em ação com mais força e o corpo passa por mudanças significativas. Estas transformações podem abalar a autoestima e gerar ansiedade, além de causar impactos na saúde mental.
De acordo com a médica do esporte Micheline Oliveira, que atua em São José dos Campos, adolescentes podem, sim, fazer musculação. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados.
Acompanhe também: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter | Spotify
Em orientação enviada ao Portal SP RIO+, Micheline explicou que a academia não atrapalha o crescimento dos jovens, conforme muitas pessoas pensam.
“A atividade física auxilia no desenvolvimento e ainda ajuda no equilíbrio emocional. Com o peso adequado, o exercício de força exerce uma tração sobre os ossos que contribui para o crescimento. A musculação, realizada de forma correta e com acompanhamento de um profissional de educação física, traz muitos benefícios, como melhora da postura, autoestima, ganho de força muscular, resistência e energia para enfrentar a rotina de estudos”, comenta a médica.
A prática pode ser benéfica, inclusive, no período de volta às aulas. Segundo a médica, a academia pode contribuir para que os adolescentes tenham mais disposição, foco e determinação na hora de estudar.
Além disso, pode ajudar na prevenção da obesidade e redução do uso de celular, uma queixa frequente entre os pais atualmente.
A orientação principal é se atentar com a execução do exercício, que pode ser orientado por um especialista.
“Uma lesão na coluna, por exemplo, pode trazer complicações sérias. É ideal que o jovem pegue cargas certas do jeito certo. A supervisão é essencial, sobretudo no início da prática”, alerta Micheline.
Outra orientação da médica Micheline Oliveira é observar se o jovem está buscando saúde ou se ele está tentando atingir um padrão imposto pela sociedade ao praticar as atividades físicas.
Segundo ela, a obsessão por um corpo perfeito não é saudável.
“Criar essa consciência de cuidado com o corpo de forma saudável é uma ótima influência para os jovens, pois evita doenças cardiovasculares, obesidade, pressão alta e incentiva a alimentação equilibrada”, complementa Micheline.
Micheline Oliveira é médica especializada em esporte e qualidade de vida, emagrecimento, hipertrofia muscular, soroterapia e implantes hormonais.
Tem atuação voltada a São José dos Campos e região, com escritório no Jardim Aquarius, região oeste da cidade.
No segundo jogo da final do Paulista, o São José Basketball até lutou, mas foi superado pelo Franca e ficou …
23 horas atrásO famoso Terreno das Vaquinhas, na zona oeste da cidade, está cada vez mais perto de se concretizar como um …
2 dias atrásA Justiça concedeu decisão favorável à Prefeitura de São José dos Campos (SJC) e suspendeu a liminar que determinava redistribuição …
2 dias atrásNo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, o São José Basketball perdeu para o Franca, por 82 a 68, …
3 dias atrásA primeira partida da final do Paulista de Basquete 2024 será disputada nesta segunda (7), às 20h, na Farma Conde …
4 dias atrásUm carro da Prefeitura de Jacareí pegou fogo no início da tarde desta segunda-feira (7), no centro do município.
O veículo …
O Hospital Regional de São José dos Campos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC) abriu processo seletivo para contratação de profissionais de …
4 dias atrásUm motorista, ainda não identificado, provocou o atropelamento de um grupo de jovens na noite de sexta (4) no Urbanova, …
6 dias atrásO Burguer King vai dar uma batata frita média ou uma onion rings, de mesmo tamanho, para os eleitores que …
7 dias atrásA partir desta segunda (7), motoristas de São José dos Campos, vindos do bairro Limoeiro, devem se atentar a um …
7 dias atrás