Categoria: Publieditorial

Alunos da região norte de São José participam de clubes de Astronomia e Inglês

Redação SPRIO+ • Publicado em 30/05/2022, às 8:10 • Atualizado em 27/05/22, às 11:35




Com encontros semanais, no contraturno, estudantes se reúnem para trocar aprendizados e se aprofundar em temas de interesse na Emefi Profª Dosulina de Andrade, no Altos de Santana. – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Localizada no Altos de Santana (região norte), a Emefi Dosulina Chenque Chaves de Andrade faz história na comunidade escolar há mais de 20 anos. Atualmente, muitos estudantes matriculados são filhos de ex-alunos da escola que se desenvolvem acompanhando as mudanças da região, com novos interesses, curiosidades e saberes.

Desde o início deste ano, estudantes se reuniram e, sob orientação de professores e da equipe gestora, organizaram clubes de estudos com atividades diferenciadas.

Quem for até a escola, no final da tarde de uma segunda ou terça-feira, poderá conhecer e aprender mais sobre Inglês, no Dosulina International Language, ou mergulhar nos mistérios do universo com o Clube de Astronomia.

Protagonismo, oportunidades e sonhos

Para chegar até a sala do Dosulina International Language, localizada no fundo da escola, é preciso subir uma escada onde já começa o aprendizado. Pois, “quem sobe já vai começando a falar só em inglês”, segundo os membros do grupo.

O clube é formado por 18 alunos apaixonados por idiomas que tiveram participações expressivas em olimpíadas de língua inglesa nos anos 2019 e 2020, sob moderação do professor Everton Duarte. E, a cada quinze dias, nas noites de terças-feiras, os estudantes se reúnem para treinar, aprofundar e aprender o novo vocabulário. As aulas são organizadas pelos alunos protagonistas que se inspiram em filmes, músicas, karaokê, rodas de conversas e outras de suas atividades preferidas.

“Desde as competições nas olimpíadas de idiomas percebemos que os alunos tiveram um olhar diferenciado e reconheceram a importância de saber inglês. A competição foi escrita e oral, contava muito a pronúncia e nisso eles se destacaram. A experiência tem sido gratificante, trabalhamos também com os sonhos deles e todas as possibilidades que surgem com os novos idiomas”, explica o professor.

“Eu escolhi o grupo de inglês pela minha paixão pelo idioma e porque essa é uma das oportunidades que temos para praticar. Um dos meus sonhos é viajar, conhecer vários países, ir para o Canadá e me comunicar bem por onde for”, diz Vinicius Alves dos Santos, de 14 anos, que, entre suas palavras favoritas nos dois idiomas que mais usa estão: ‘esperança’ e ‘people’.

“Fiquei muito feliz quando fui convidada a participar do clube. Eu leio bastante livros de romance para praticar e entender melhor o inglês. Isso pode me ajudar em vários aspectos, na escola, a viajar para outros países e a realizar meu sonho de escrever um livro e ver sendo distribuído para vários lugares”, diz Fernanda Gouvea Silva, 13 anos.

Universo de descobertas 

Já os que são apaixonados pelas curiosidades do Universo e os mistérios da Astronomia têm outro ponto de encontro fixo na escola: às segundas, a partir das 17h30. Todos cercados por livros, mapas, telescópios e descobertas.

Foi a curiosidade dos jovens cientistas que motivou a criação do Clube de Astronomia, que tem orientação da professora Alessandra Marins.

“A curiosidade dos alunos sobre estrelas, planetas e tudo mais não cabia apenas nas aulas regulares, então quis oferecer essa oportunidade mais ampla e divertida, onde falamos sobre curiosidades, mitos, histórias, religiões, astrônomos, equipamentos e trocamos conhecimentos de Ciências. Cada semana é diferente”, explica a professora.

“Com o clube, eles mostram mais comprometimento e interesse na escola, surge o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar e eles também vão percebendo a importância da Ciência no dia a dia”, destaca Alessandra.

Há oito anos na escola, Caio Henrique Theodoro da Silva, tem 14 anos, está no 9º ano e começou a frequentar o clube após ser convidado por um amigo de classe. “A astronomia me encanta porque há muito a se descobrir e pela grandeza de tudo. Quero aprender mais sobre o Universo e o grupo vai me ajudar nisso”, afirmou.

Leticia de Fatima Cabral Mourão, 14 anos, também do 9º ano, se diz encantada pelo céu e tudo o que envolve, como a lua e as estrelas. Esse interesse a motiva a seguir carreira na área. “A professora passou uma tarefa que era para a gente pesquisar a relação de datas como Hallowen e Páscoa e a lua, isso me marcou muito e eu gostei de participar, está sendo legal participar. Quero ser cientista um dia”, diz.

Serviço

Clube de Astronomia – às segundas-feiras, a partir das 17h30 (semanal)

Dosulina International Language – às terças-feiras, a partir das 17h30 (quinzenal)

Local: Emefi Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade, Altos de Santana.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Esporte

Inscrições da corrida de rua do aniversário de 255 anos de São José dos Campos abrem no dia 9 de julho

Foto: Tião Martins/PMSJC
Abre neste mês de julho as inscrições para a corrida de rua em comemoração ao aniversário de 255 …

12 minutos atrás
Cidades, Mais Destaques

Jacareí abre edital para cadastramento de imóveis destinados a comércios, indústrias e turismo

Foto: Divulgação/PMJ
A Prefeitura de Jacareí abriu um edital de chamamento público para cadastro de imóveis industriais, comerciais e de interesse …

2 horas atrás
Esporte

Caraguatatuba inicia troca de ingressos para o LFA 136

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Caraguatatuba vai iniciar nesta quarta-feira (29) a troca de ingressos para o evento de luta LFA …

2 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Nova paginação começa a ser implantada na calçada da Rua 15 de Novembro em São José dos Campos

Foto: Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São dos Campos começou a implantar uma nova paginação na calçada da Rua 15 de …

3 horas atrás
Economia

Fundos imobiliários estão em alta entre os influenciadores digitais; SP RIO+ explica o motivo

Foto: Divulgação
Dados recentes da B3 – a Bolsa brasileira – apontaram que o número de investidores com menos de 18 …

18 horas atrás
Cidades, Colunas, Mais Destaques

Volkswagen deve contratar 150 funcionários para montadora em Taubaté

Foto: Divulgação
A Volkswagen deve abrir 150 vagas de emprego para fábrica de Taubaté (SP). A abertura das vagas ainda depende …

18 horas atrás
Destaque, Economia

Vale do Paraíba gera 3.958 novos empregos com carteira assinada em maio, aponta Caged

Foto: Divulgação
Dados divulgados nesta terça-feira (28) apontam que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba gerou 3.958 novos empregos com …

18 horas atrás
Esporte, Mais Destaques

Com direito a nota 10.00, ubatubense Filipe Toledo conquista etapa do Rio Pro da WSL

Foto: Thiago Diz/WSL
As ondas de Saquarema têm dono! Filipe Toledo, atual número 1 do mundo, conquistou a etapa do Rio …

19 horas atrás
Economia, Mais Destaques

Brasil crescerá entre 3% e 4% nos próximos anos, diz ministro

Foto: Agência Brasil
 
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (28) que, em meio a um cenário global marcado por …

20 horas atrás
Cidades, Colunas, Mais Destaques

Comunidade da Cocanha, em Caraguatatuba, irá representar o Brasil em concurso internacional de vilas turísticas

Retirada de mariscos produzidos na fazenda marinha de mexilhões na praia da Cocanha – Foto: Cláudio Gomes/Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
A …

24 horas atrás