Categoria: Internacional

China examina gravador de voz da cabine de avião que caiu

A investigação está sendo liderada pela China, mas os Estados Unidos foram convidados a participar porque o avião foi projetado e fabricado lá.

Com Agências Internacionais de Notícias • Publicado em 24/03/2022, às 13:31 • Atualizado em 24/03/22, às 13:31




Foto: Reuters

Investigadores chineses começaram a examinar o gravador de voz da cabine de um jato da China Eastern Airlines que caiu na encosta de uma montanha com 132 pessoas a bordo, enquanto as equipes de resgate procuravam em campos lamacentos nesta quinta-feira por uma segunda caixa preta.

O material de gravação da primeira caixa preta, encontrada na quarta-feira, parece ter sobrevivido ao impacto do acidente de segunda-feira em condições relativamente boas, disse um funcionário da Administração de Aviação Civil da China (CAAC).
O gravador de voz da cabine forneceria aos investigadores detalhes das comunicações entre os três pilotos do voo, um a mais do que o normalmente exigido a bordo de um avião Boeing 737-800.

A busca continuou pelo gravador de dados de voo.

Os detritos do jato, incluindo lâminas do motor, estabilizadores de cauda horizontais e outros restos de asa, estavam concentrados a 30 metros do ponto de impacto principal, que estava a 20 metros de profundidade.

Um fragmento de 1,3 metro de comprimento suspeito de ser do avião foi encontrado a cerca de 10 km de distância, provocando uma expansão significativa da área de busca, disseram autoridades em uma coletiva de imprensa.

Nenhum sobrevivente foi encontrado, e especialistas disseram que era quase impossível que alguém pudesse sobreviver a tal impacto.

O voo MU5735 estava a caminho da cidade de Kunming, no sudoeste, para Guangzhou, na costa, quando o avião mergulhou repentinamente da altitude de cruzeiro no momento em que deveria ter iniciado sua descida para seu destino.

A investigação está sendo liderada pela China, mas os Estados Unidos foram convidados a participar porque o avião foi projetado e fabricado lá.

No entanto, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA disse na quarta-feira que não havia determinado se os investigadores viajariam para a China devido aos requisitos rigorosos de visto e quarentena, e as autoridades chinesas se recusaram a dizer se ou quando as autoridades do NTSB seriam convidadas.

“Nossa prioridade de trabalho ainda é a busca e salvamento e, ao mesmo tempo, realizar o trabalho de coleta e fixação de evidências na fase inicial da investigação de acidentes”, disse Zhu Tao, chefe de segurança da aviação do CAAC.

“No entanto, quando entrarmos na fase de investigação de acidentes, convidaremos as partes relevantes a participar da investigação de acidentes de acordo com os regulamentos relevantes”, disse ele.

PESQUISA LENTA

De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24, o avião pareceu brevemente sair de sua queda livre, antes de mergulhar novamente em uma encosta densamente florestada na região montanhosa de Guangxi.

As autoridades disseram que os pilotos não responderam às repetidas ligações dos controladores de tráfego aéreo durante a descida rápida.

Era muito cedo para determinar a causa do acidente, que os especialistas dizem ser geralmente o resultado de uma combinação de fatores.

“A dificuldade agora é que estamos ansiosos para procurar sobreviventes o mais rápido possível, mas nosso trabalho exige que façamos uma busca cuidadosa e lenta”, disse Huang Shangwu, vice-diretor do Escritório de Treinamento de Combate do Corpo de Bombeiros de Guangxi. .

As equipes de busca usaram câmeras termográficas e dispositivos de detecção de vida, além de drones.

“A área de busca é muito grande, e os dois dias de chuva tornam o caminho muito escorregadio”, disse Zhou, entre as mais de 1.600 pessoas envolvidas nas operações de busca na quinta-feira.

O capitão do voo tinha 6.709 horas de experiência de voo, enquanto o primeiro e o segundo oficiais tinham 31.769 horas e 556 horas, respectivamente, disse uma autoridade do leste da China na quarta-feira. Um copiloto foi observador para acumular experiência, disse a companhia aérea, sem revelar os nomes dos pilotos.

A revista Phoenix Weekly citou um especialista em aviação que identificou o capitão como Yang Hongda, filho de um ex-capitão do Leste da China, e o primeiro oficial como Zhang Zhengping, um piloto com 40 anos de experiência que orientou outros pilotos.

O jornal Southern Weekly informou que Yang, 32, tinha uma filha de um ano, enquanto Zhang, 59, era um piloto veterano com um histórico de segurança impecável e esperava se aposentar este ano. Outro meio de comunicação, Jimu News, identificou o segundo oficial menos experiente como Ni Gongtao, 27.

A China Eastern não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre os relatórios.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.


Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Cidades

Fortes ventos causam queda de árvore em Campos do Jordão

Os fortes ventos, que atingem as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba nesta quarta-feira (10), causaram a queda …

3 horas atrás
Cidades, Mais Destaques

Obra dos Contornos da Tamoios está 80% finalizada, diz secretário de transporte

O secretário de transporte de São Paulo, João Octaviano Neto, informou que a obra dos Contornos da Tamoios está bem …

5 horas atrás
Cidades

Aberta as inscrições da corrida de rua do distrito de Eugênio de Melo

A Prefeitura de São José dos Campos abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a corrida de rua do distrito …

5 horas atrás
Esporte, Linha de Frente

Camisa do EC Taubaté: conheça as 10 mais bonitas

A Camisa do EC Taubaté é a mais tradicional do Vale do Paraíba devido a sua faixa transversal azul ou …

7 horas atrás
Cidades

Porto de São Sebastião está com as operações suspensas

O Porto de São Sebastião está com as operações suspensas devido a um pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio …

9 horas atrás
Economia

Embraer fecha parceria com VOAR para atendimentos no aeroporto de Congonhas

A Embraer anunciou, na manhã desta quarta-feira (10), que fechou uma parceria com a VOAR Aviation para oferecer atendimentos não-programados …

10 horas atrás
Esporte

EC Taubaté e São José EC estreiam hoje no Campeonato Paulista Feminino 2022

Novo início! AD Taubaté e São José EC realizam, nesta quarta-feira (10), as suas estreias no Campeonato Paulista Feminino 2022.
Buscando …

11 horas atrás
Branded

ZKitchen SJC: cozinha compartilhada é tendência no Brasil; conheça

Tendência em diversas partes do Brasil, o conceito de cozinha compartilhada chegou em São José dos Campos. A ZKitchen, inaugurada …

1 dia atrás
Cidades, Mais Destaques

Defesa Civil emite alerta de baixas temperaturas no Vale do Paraíba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as baixas temperaturas na Região Metropolitana do Vale …

1 dia atrás
Cidades, Destaque

Governo de SP entrega hoje três estradas recuperadas e modernizadas no Vale

O Governo do estado de São Paulo vai entregar, nesta quarta-feira (10), três estradas recuperadas e modernizadas pelo DER (Departamento de …

1 dia atrás