Categoria: Economia

Vendas do comércio varejista cresceram 0,6% em novembro

De janeiro a novembro, o varejo acumula alta de 1,9%

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro • Publicado em 14/01/2022, às 12:14 • Atualizado em 14/01/22, às 12:14




Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

As vendas do comércio varejista no Brasil subiram 0,6% em novembro de 2021, após registrar 0,2% em outubro. Mesmo assim, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas no mês. O varejo acumula alta de 1,9% até novembro e nos últimos 12 meses, também até novembro, cresceu 1,9%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra que o avanço de 0,9% no volume de vendas da atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo contribuiu para o resultado do varejo em novembro. “É a principal contribuição para o peso total, essa variação no campo positivo”, disse o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Também houve crescimento de vendas nos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%). Em movimento contrário, o volume de vendas de móveis e eletrodomésticos caiu 2,3%, como também em tecidos, vestuário e calçados (1,9%), combustíveis e lubrificantes (1,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%). O segmento Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação teve queda de 0,1%, o que, segundo o IBGE, apontou estabilidade.

Black Friday

Cristiano Santos lembrou que em 2021 a Black Friday foi muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a do ano anterior. Em 2020, o período de promoções foi melhor, especialmente para as maiores cadeias do varejo, disse. “Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”.

Também em novembro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, cresceu 0,5%. De acordo com a pesquisa, o resultado foi influenciado pelas taxas positivas de veículos, motos, partes e peças (0,7%) e material de construção (0,8%), após terem registrado resultados negativos do mês anterior, de 0,4% e 0,8%, respectivamente.

Interanual

Na comparação interanual, o varejo caiu 4,2% em relação a novembro de 2020. Das oito atividades pesquisadas, sete apresentaram taxas negativas. O destaque ficou com móveis e eletrodomésticos (21,5%), combustíveis e lubrificantes (7,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e tecidos, vestuário e calçados (4,4%).

Também recuaram, na comparação com novembro de 2020, os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%), e livros, jornais, revistas e papelaria (14,4%).

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos foram a única atividade que cresceu em novembro (2,5%), na comparação com o mesmo mês de 2020. Já no comércio varejista ampliado, o setor de veículos, motos, partes e peças subiu 1,7%, se comparado a novembro de 2020. Em comportamento diferente material de construção teve queda 4,1% no período.

Estados

Na passagem de outubro para novembro de 2021, 14 das 27 unidades da federação apresentaram resultados negativos no comércio varejista. Os destaques foram Paraíba (3,1%), Piauí (3%) e Bahia (2,8%). No campo positivo, foram 13 unidades da federação, sendo as principais Roraima (3,7%), Rio de Janeiro (2,8%) e Distrito Federal (2,7%).

Também no comércio varejista ampliado, 14 unidades recuaram nas vendas. As mais intensas foram na Paraíba (6,8%), Tocantins (6,1%) e Alagoas (5,1%). Em sentido oposto, 12 unidades da federação, ficaram no campo positivo, com destaque para Rio de Janeiro (2,1%), Amazonas (1,9%) e Rondônia (1,7%). O Amapá ficou estável.

Pesquisa

De acordo com o IBGE, a Pesquisa Mensal de Comércio, criada em 1995, produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, levando em consideração a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.



Acompanhe nossas notícias de forma mais rápida em seu celular pelo Google News. Clique aqui e siga a SP Rio +.

Publicidade

Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da SP Rio +. A responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas noticias
Esporte

Gabriel Medina anuncia desistência das primeiras etapas da WSL para cuidar da saúde mental

Foto: Divulgação
O sebastianense Gabriel Medina, anunciou nesta segunda-feira (24), que irá se afastar das competições oficiais para cuidar da sua …

2 horas atrás
Cidades

Jacareí divulga listagem dos condutores e dos veículos escolares que estão regularizados na cidade

Foto: Divulgação/PMJ
A Prefeitura de Jacareí disponibilizou a listagem dos condutores e dos veículos escolares devidamente cadastrados na cidade. A lista …

3 horas atrás
Esporte

EC Taubaté realiza live para apresentar aos torcedores as novidades da temporada 2022

Foto: Caíque Toledo/EC Taubaté
O Esporte Clube Taubaté realiza nesta terça-feira (25), véspera da estreia no Campeonato Paulista da Série A2, …

4 horas atrás
Cidades

Caminhão perde controle e cai em córrego na Fundo do Vale

Foto: Grupo QAP-QRV
Na tarde dessa segunda-feira (24), por volta das 15h40, um caminhão perdeu o controle e caiu na vala …

4 horas atrás
Esporte

Veja as contratações dos quatro grandes de São Paulo para essa temporada

Foto: Divulgação
A temporada 2022 do futebol profissional, pelo menos aqui em São Paulo, começou oficialmente neste fim de semana, com …

4 horas atrás
Cidades, Destaque

Corpo de vítima de afogamento em lago de São José dos Campos é encontrado

 

Foto: Reprodução / Google Maps
O Corpo de Bombeiros localizou na tarde dessa segunda-feira (24) o corpo do homem que se …

5 horas atrás
Destaque, Economia

Embraer recebe encomenda de 20 aeronaves em contrato de US$ 3,9 bilhões

Foto: Divulgação
A Azorra assinou contrato com a Embraer para adquirir 20 novas aeronaves da família E2, além de mais 30 …

7 horas atrás
Esporte

São Sebastião realiza Arena Esportiva 2022 até fevereiro

Foto: Divulgação/PMSS
A Prefeitura de São Sebastião realiza, até o dia 27 de fevereiro, a ‘Arena Esportiva São Sebastião 2022’.
As atividades, …

8 horas atrás
Esporte

EC Taubaté inicia venda de ingressos para estreia no Campeonato Paulista da Série A-2

Foto: Divulgação/EC Taubaté
A Diretoria do Esporte Clube Taubaté iniciou, nesta segunda-feira (24), a venda de ingressos para a estreia no …

8 horas atrás
Cidades

Caraguatatuba realiza reassentamento de bloquetes em rua do bairro Sumaré

Foto: Divulgação/PMC
A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou, na sexta-feira (21), o reassentamento de bloquetes na Rua Monsenhor Ascânio Brandão, no bairro Sumaré, …

8 horas atrás