Consequentemente a crise sanitária, a pandemia da Covid-19 teve um impacto profundo no mercado de trabalho, afetando principalmente os trabalhadores com menor proteção social. Este é o tema do terceiro episódio da websérie “A cidade que não parou na pandemia”, uma homenagem da SP RIO+ aos 254 anos de São José dos Campos (veja o vídeo completo no fim da matéria).
O medo de perder o emprego e as incertezas com o próprio negócio foram constantes ao longo da pandemia. Para que os impactos fossem amenizados, a Prefeitura de São José dos Campos se mobilizou com diversas ações.
Entre as principais medidas, estão: o estímulo aos empresários; incentivo às indústrias; início do programa Startup São José e do programa de parceria de investimentos com a iniciativa privada; e a abertura dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) para a população.
O Startup São José é um projeto em parceria com o Parque Tecnológico que funciona como uma incubadora de empresas. A iniciativa permitiu a abertura de empreendimentos baseados em negócios inovadores com preferência nas áreas na área automotiva, fintech, eletrônica, aeroespacial, agrotecnologia, TI, indústria 4.0, internet das coisas, meio ambiente, smart cities e saúde.
Em janeiro desde ano, São José dos Campos lançou o PPI (Programa de Parcerias de Investimento), medida que visa incentivar parcerias com a iniciativa privada para a implantação e ampliação de serviços à população em infraestrutura e melhoria da qualidade de vida. O município espera que o programa traga R$ 500 milhões de investimentos para cidade com a realização de todos projetos previstos.
“A cidade [de São José dos Campos] está muito aquecida [economicamente], graças a Deus. A prova disso é que durante a pandemia foi anunciado que a cidade subiu para o quarto lugar do estado [de São Paulo] no valor agregado de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, destacou Alberto Marques, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico do município.
Como resultado dessas ações, a cidade registrou o maior saldo positivo da região do Vale do Paraíba no ano, com 2.773 empregos criados de janeiro a maio. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, que mede o resultado da diferença de admissões e demissões, com carteira assinada.
Foto: Divulgação/PMJ
A Prefeitura de Jacareí abriu um edital de chamamento público para cadastro de imóveis industriais, comerciais e de interesse …
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Caraguatatuba vai iniciar nesta quarta-feira (29) a troca de ingressos para o evento de luta LFA …
Foto: Adenir Britto/PMSJC
A Prefeitura de São dos Campos começou a implantar uma nova paginação na calçada da Rua 15 de …
Foto: Divulgação
Dados recentes da B3 – a Bolsa brasileira – apontaram que o número de investidores com menos de 18 …
Foto: Divulgação
A Volkswagen deve abrir 150 vagas de emprego para fábrica de Taubaté (SP). A abertura das vagas ainda depende …
Foto: Divulgação
Dados divulgados nesta terça-feira (28) apontam que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba gerou 3.958 novos empregos com …
Foto: Thiago Diz/WSL
As ondas de Saquarema têm dono! Filipe Toledo, atual número 1 do mundo, conquistou a etapa do Rio …
Foto: Agência Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (28) que, em meio a um cenário global marcado por …
Retirada de mariscos produzidos na fazenda marinha de mexilhões na praia da Cocanha – Foto: Cláudio Gomes/Prefeitura Municipal de Caraguatatuba
A …
Foto: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
A Estrada Municipal do Jaguari, na região norte de São José dos Campos, …